GEENA
Francisco de Paula Melo Aguiar
O dicionário Oxford Languages conceitua o termo Geena como substantivo feminino.
Sim, isto é verdade.
E continua dizendo que a palavra Geena é o "local
de suplício eterno pelo fogo; inferno", bem como de sofrimento intenso; tormento, tortura".
Então em sendo assim, Geena é o inferno propriamente dito.
Assim sendo, o que o termo Geena significa à luz da Bíblia Sagrada?
Ainda que por analogia, a palavra Geena se refere ao vale de Hinom que está fora das muralhas de Jerusalém. Isto mesmo, pois, este vale era usado como depósito de lixo a céu aberto, onde eram lançados os cadáveres das pessoas consideradas indignas, bem como restos de animais, carniças e todas e quaisquer outras espécies de imundícies
onde usava-se enxofre para manter sempre o fogo aceso para queimar o lixo ali existente.
A palavra geena significa preliminarmente, ainda e também: Cabra, chiba, cabuja; bem como, Tufo de pelos na ponta do rabo da vaca e bem assim de outros animais mamíferos; bem como perilha e barba.
E até porque o Dicionário Estraviz nos fornece a interpretação ou tradução do termo geena como sendo o "inferno", hades (reino) [ou haídes, termo grego] e sheol [ou she'óhl, termo hebraico], que significam literalmente "sepultura" e ou metaforicamente "lugar dos mortos".
O termo geena é por muitos estudiosos, pesquisadores e teóricos comparado ou associado ao Lago de Fogo constante em Apocalipse, capitulo 20, versículo 14, que afirma ser a segunda morte.
De modo que nesta concepção, o termo geena [ou gr. géenna] tem a ideia de destruição e aniquilação eterna, literalmente falando é o inferno.