TONÉIS DE CARVALHO
TONÉIS DE CARVALHO
Ainda sinto o aroma inebriante que se espargiam dos tonéis de carvalho, simetricamente enfileirados, nos enormes galpões, onde eles eram tão bem acondicionados.
Faz décadas, mas retenho na minha doce lembrança, quando com meu avô, que era vinicultor, percorríamos todos os parreirais de sua propriedade e, orgulhosamente me explicava qual uva iria dar a melhor bebida.
Hoje, depois de décadas ao degustar o vinho, lembro a figura do meu avô, orgulhoso e faceiro, recompensado pela boa bebida a ser apreciada.
Hoje com as transformações, são raras as propriedades onde ainda se encontram barris de carvalho, para guardar o precioso líquido. Foram substituídos por tonéis de aço ou alumínio, que afirmam, os enólogos não transformam o sabor. Naturalmente, o carvalho está escasso ou desapareceu e assim, a tecnologia moderna e o respeito à natureza substituiu os tonéis de carvalho, pelos modernos de alumínio ou equivalentes.
Guardarei na lembrança, tudo que vi e jamais o aroma inebriante que exalava dos tonéis de carvalho, será esquecido e sim: perpetuado.
Dinah Lunardelli Salomon
Curitiba, 19/1/2008.