CORAGEM
Na província do Uíge propriamente em Makela do Nzombo havia um professor da disciplina de Formação de Atitudes Integradora (FAI). Toda vez que chegava na escola estava sempre embriagado ou com ressaca; nada a supervisão da escola fazia para o repreender, pois era uma escola pública. Quase todos o conheciam como o Mal hálito e, por incrível que parecia, era quarta feira quando a inspecção do ministério da educação entrou para avaliação a performance de todos os professores...
Com ressaca e com um cheiro horrível chegou a escola, e entrou na sala dos professores —, como já havia percebido que a inspecção estava na sala dele, olhou e percebeu que o estado em que ele se encontrava não era das melhores para o perfil de um professor.
Levantou da cadeira e deu duas voltas a mesa, sentiu que estava desnorteado, todavia, foi a cantina próximo à escola e comprou uma garrafa de vinho tinto de seis mil kwanzas.
Entrou bem sério na sala e não cumprimentou ninguém, abriu a garrafa e começou a beber como se fosse uma simples garrafinha de água, quando poisou a garrafa a mesa já não chegava se quer um cálice para dar chote. Lambeu os lábios e berrou bem alto:
— Hummm, que delícia!
Todos alunos e os senhores da inspecção ficaram surpresos e a questionarem-se.
Levantou-se e perguntou:
— O que aconteceu aqui?
Surpreso o delegado respondeu:
— O senhor professor entrou bem sério, não cumprimentou-nos e muito menos os senhores da inspecção e pela nossa surpresa o senhor estava bebendo na sala.
— E isso é o quê? — Retorquiu o professor. Todos perplexos mexeram a cabeça apenas.
— O que eu fiz aqui na sala é coragem! Não é fácil vir com uma garrafa de vinho, abrí-la e beber em frente de todos em especial na presença dos senhores da inspecção. O tema de hoje é coragem e vão fazer uma abordagem a respeito dela...
Todos calmamente escreviam em quanto o professor retirava dúvidas de alguns alunos. Quando tocaram o sino da saída, inspecção colocou-se em pé e batiam palmas pela demostração que o professor tinha feito. Pelos vistos foi muita coragem mesmo... Quando a inspecção chegou quase a porta ele rebateu:
— Na próxima semana vamos falar das consequências do álcool, ninguém falta vou trazer quatro grandes de cerveja.