ACABOU O ÚLTIMO SIMBOLO DE CAPÃO NOVO

Os que chegaram em Capão Novo, nos gloriosos anos 80 viram uma Praia, totalmente diferenciada das que existiam no litoral norte e sul, de nosso Estado.

Todas as ruas com um excelente calçamento, passeios para pedestres muito bem construídos e limpos.

Condomínios horizontais modernos e harmônicos, com piscinas e canchas de esportes e salão de festa e sem cercas ao redor, com passeios entre as unidades o que proporcionava uma integração e um convívio, de primeira qualidade, entres os moradores.

Tínhamos o clube Capão Novo, de memoráveis bailes e carnavais, tínhamos o Palcão que recebia orquestras famosas e artistas de renome nacional, para a abertura da temporada e shows noturnos durante todo o veraneio.

Tínhamos o Redondão, onde a gurizada andava de patins, tínhamos o bar Ponto Quatro, os mercados do Kéia e do Lessa, o seu João Barbeiro, a Padaria do pai da Dona Cristiane, o restaurante Trespach do Orni e da dona Irene, a Padaria do Telmo, o Açougue do Jorge e da dona Carmen e, para fornecer abastecimento de água, naquele tempo e até dezembro de 2024, tínhamos a nossa Hidráulica Particular.

Tudo isto por obra do empreendedorismo e da iniciativa pioneira do Gênio do Dr. Elmar Ricardo Vagner, idealizador e criador de nossa praia que nos brindava com instalações físicas singulares e, com uma comunidade, culturalmente, diferenciada.

E tudo foi se modificando!

E tudo foi acabando!

O calçamento das ruas foi sendo sucateado, a iluminação pública virou escuridão. o Clube Capão Novo foi o primeiro a acabar, o Palcão foi desativado, o Redondão, neste dezembro de 2024, foi demolido, o Ponto Quatro Fechou, os condomínios foram todos cercados e, até ao final do ano passado nos restava, somente, a Hidráulica com símbolo de resistência e do antigo vigor e brilho de Capão Novo.

Neste dia 03 de janeiro de 2025, ouvi a conversa de que a Corsan tinha comprado a nossa Hidráulica.

Com muita tristeza enviei uma mensagem para o meu amigo Ronaldo funcionário antigo da Hidráulica o qual, todo o mês vem na minha casa e muitas vezes, quando o vejo chegar, recebo o seu cordial e atencioso cumprimento, antes de que ele se dirija ao hidrômetro instalado na frente da casa e verifique o consumo que deverá ser cobrado no próximo mês através da minha conta de água.

Recebi resposta à minha mensagem na qual o Ronaldo me confirma que no 13/01/24 a Corsan, oficialmente, assume a Hidráulica de Capão Novo.

Muito consternado e triste agradeci-lhe pelo tempo em que, como cliente, recebi o seu atendimento e mandei um abraço para todos os funcionários que há tantos anos serviram-me bem como serviram a toda a população de Capão Novo.

Constatei, com muita angústia, que a Capão Novo que eu conheci, não existia mais.

O seu último símbolo histórico tinha deixado de existir, pois os gestores atuais da velha e eficiente Hidráulica do seu Wagner não tiveram condições de mantê-la como uma empresa de iniciativa privada e agora cai nas mãos impessoais, distantes e ineficientes da administração estatal.

Nos tornamos, então, no decorrer do tempo, uma praia comum que, ao longo de quarenta anos foi perdendo os valores que a diferenciavam e, agora, tomamos lugar, neste janeiro de 2025, entre as praias comuns e descuidadas do Litoral Norte.

(Recanto da Ana e do Erner 05.01.25- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 05/01/2025
Código do texto: T8234657
Classificação de conteúdo: seguro