HOJE É NATAL!!!
Estava aqui relutante, mergulhado em pensamentos não conectados com a data alusiva ao dia de hoje! Diria que meio fora de foco, deslocado por assim dizer. Hoje é natal? Esta pergunta ecoa dentro de mim reverberando em tons melancólicos. Não tenho certeza de quantas vezes me encho de um vazio que me consome a alma neste dia sagrado. Tenho a impressão que o sentido de hoje já não tem o sentido de outrora. O misticismo cristão que envolve o natal está distante cada vez mais do sincretismo religioso nesta modernidade, pálida, invadida por inteligências artificiais e comunicação cibernética, quase sempre mal utilizada, abusivamente manipulada, consumida de forma indiscriminada. Se por um lado aproxima as distâncias por outro distancia as aproximações!
Entretanto, não vamos tomar minhas abstrações como sendo a expressão natalina de fato. Não confundamos espírito natalino, aquele que arrasta consigo a figura do Menino Deus com o consumismo promovida pelas lojas de variedades. O espírito natalino vai e estar acima de qualquer presente embrulhado em papéis dourados, ele encarna a esperança lançada em direção a humanidade pela maior Divindade jamais imaginada, compreendida ou desvendada em seus mistérios profundos pela miopia do homem mortal. Esta Entidade é um Grande Arquiteto que rege todo universo, infinitamente belo, magnífico! Na contramão desta obra Divina, as vicissitudes humanas surgem gerando as instabilidades entre irmãos, animosidades alimentadas pelo egoísmo, as contrariedades gerando impasses terrenos, atribulações de almas perdidas dentro do próprio existir.
Então tento com todas as minhas forças internas emergir em busca de Luz, feito a Estrela de Belém, que foi um guia seguro para os seguidores do Filho do Homem, à busco nos céus de meus pensamentos para que meus passos mentais tenham sentido para meu caminhar. Procuro fugir de uma condição flegmática a perseguir-me nesta insensível sensação à dor da solidão! É quando uma voz suave vem a mim e fala: procure renascer, atenda ao convite para repensar as ações realizadas, medite, reflita nos ensinamentos de Jesus, Ele vive, Ele nos convida a estarmos num natal permanente, de gratidão e reconhecimento por nossas vidas, por nossas famílias, pelo nosso trabalho, pela saúde no dia a dia, pelos ciclos que se fecham e pelos que se abrem diante de nós! E assim rogo a Deus que nos abençoe em todos os natais...