Dia internacional do guepardo

O guepardo ou chita, ou acinonyx jubatus é animal da família dos felídeos, de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. 
O nome do gênero biológico significa em grego "garras imóveis", já que é o único felídeo que não as consegue retrair completamente, permanecendo visíveis mesmo quando recolhidas ao extremo, sendo usadas para
É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Seu habitat natural é a savana, vive na África, península Arábica e, ainda, no sudoeste da Ásia.
Também é conhecido por variados nomes como cheetah, cheetah-africana, lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para se moverem melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição.
É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de táticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla.
A palavra "chita", de som semelhante à palavra inglesa cheetah, deriva da língua hindi chiita que, por seu lado, talvez derive do sânscrito chitraka, que significa "salpicada de manchas". 
As chitas sempre foram famosas por sua velocidade, mas a velocidade máxima alcançada ainda é controversa. Em distâncias de até 500m ela é grandemente considerada entre 96 e 104 km/h. Em 78 arrancadas na natureza, a velocidade média foi 87 km/h Velocidades de 114, 135 e 145 km/h também já foram relatadas, mas ainda assim são improváveis.

Entretanto, é seguro afirmar que em condições ideais e ao nível do chão, ele pode atingir velocidades próximas a 112 km/h.
O guepardo não pode rugir, ao contrário de outros grandes felinos. Algumas das vocalizações listadas na literatura são:
Pios ou gorjeios: Quando os guepardos tentam encontrar uns aos outros, ou a mãe tenta localizar as crias, utiliza um chamado de alta frequência. O pios também são feitos pelos filhotes de guepardos quando tentam encontrar a mãe respondendo-a.
"Gagueira": Esta vocalização é emitida por um guepardo durante encontros sociais. Uma "gagueira" pode ser vista como um convite a outros guepardos, uma expressão de interesse, a incerteza, apaziguamento, ou durante as reuniões com o sexo oposto.
Rosnado: Acontece quando o guepardo se sente ameaçado, e quer se proteger de algum predador, embora a defesa mais usada pelo guepardo seja correr.
Ronrono: Acontece quando o animal está contente geralmente em encontros sociais amigáveis quase sempre entre uma mãe e suas crias.
Vocalizações de hostilidade: inclui uma combinação de rosnados, gemidos e assobios e um "grito" tradicional dos guepardos em sequência que é frequentemente acompanhado por forte uma batida das patas dianteiras no chão.
A chita pode viver de 14 a 17 anos sob as condições de alimentação e reprodução normais na natureza.

Nas vastas planícies africanas, o guepardo, conhecido como o felino mais rápido do mundo, desperta admiração pela sua elegância e destreza incomparáveis.
Os guepardos são animais carnívoros especializados, que evoluíram para depender quase exclusivamente de fontes de alimentos de origem animal para satisfazer suas necessidades nutricionais.
 A dieta do guepardo baseia-se na caça de presas de pequeno a médio porte. Em uma única refeição, podem consumir de 3 a 4 kg de carne, que consiste em antílopes, gazelas ou outras presas de tamanho semelhante. 
Os guepardos possuem uma marca distintiva negra que vai desde a parte interna de cada olho até a comissura da boca, conhecida como “lágrimas de guepardo”. Esse padrão não apenas reduz o brilho do sol em seus olhos, mas também se assemelha às listras dos jogadores de futebol americano, o que muitas vezes é interpretado como um sinal de que estão “prontos para o jogo”.
Infelizmente, uma das curiosidades sobre os guepardos é que eles se encontram em estado vulnerável, segundo a UICN. Apesar de serem uma das espécies mais icônicas da vida selvagem africana, os guepardos enfrentam ameaças significativas, incluindo a perda de habitat, a caça ilegal e a competição com outros predadores.
A data comemorada hoje, dia 04 de dezembro, é reconhecida mundialmente e visa a conscientização sobre a importância de proteger este animal. 

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 16/12/2024
Código do texto: T8220714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.