Por que Barrabás nunca foi reconhecido como santo?

Barrabás e Jesus tinham a mesma idade e viviam na mesma região. Barrabás significa em aramaico filho do pai. Mas poderia ser filho da mãe e alguns estudiosos suspeitam que era irmão de Jesus. Enquanto Jesus caminhava e trocava ideias (papo cabeça) com a população, Barrabás pescava para sobreviver. E conseguiu comprar um barco chinês de 8 HP (uns dizem que era 18) com 77 dólares emprestado de um judeu.

Acontece que Barrabás sonegava impostos como IPTU, ICM e até o IPVA do barco. Aliás, não tinha CNH para pilotar. Foi aí que Pôncio Pilatos – o governador, tomou seu barco e proibiu que outros pescadores lhes emprestem material de pesca.

E Barrabás resolveu mostrar para que serviam seus braços de remador. Quando os soldados voltavam das cobranças Barrabás os atacava pelas costas batendo cabeça com cabeça, tirava o dinheiro recolhido, armas e roupas. Os soldados agredidos ficavam com uma puta dor de cabeça por dias. Assim nasceu o computador.

E foi por isso que o povo gritou solte Barrabás naquele episódio? Em partes. Quem incitou o povo para gritar foi aquele banqueiro judeu porque Barrabás ainda lhe devia o juro do empréstimo (quem inventou o juro foram os judeus) e Barrabás livre era esperança de receber.

Vamos resumir isso. Ele foi solto e vazou nas oliveiras. Nunca mais foi visto. E quem ficou em maus lençóis? Pilatos. E por quê? Porque descobriu (tarde) que Barrabás era baderneiro e suspeito de assassinar alguns de seus soldados e que havia um ‘movimento’ para torná-lo (também) santo e assim lhe complicar. E complicou. Chamado de volta a Roma morreu no ostracismo. E por que Barrabás não foi santificado sendo que fez tanto bem à população carente e, quiçá, o responsável pela substituição do governador? Vaticano que nos responda.

Obs: O não reconhecimento formal (de santo) da Igreja Católica recebe o título de Santos Anônimos; e para celebrar a honra desses santos foi criado o “Dia de Todos os Santos” – Fonte Wikipédia. Deve ser aí que Barrabás está.

Dúvida: A dívida com o banqueiro foi paga? Até onde se sabe Barrabás era analfabeto, portanto não poderia ter assinado uma duplicata. Ou candidato a ‘santo’ deve ser bom pagador? Não é possível que algum banqueiro não saiba a resposta.