O LIXO DA CIDADE
Verão chegando
Nada mais esperado do que este período para uma cidade à beira da praia que tem nesses dias de sol o seu grande momento.
Todos aqueles que vivem do verão , hoteis , bares , restaurantes , lojas , preparam-se o ano todo para nesta época receberem da forma mais agradável e atrativa possível os seus melhores clientes: o turista.
Já está no pensamento de todo empresário do ramo turístico que devemos tratar bem o turista, afinal é ele que dá vida a cidade. Divertem-se , gastam , perambulam pelas ruas , gastam , tiram fotos dos monumentos históricos , gastam , enfim, grande parte do que arrecada uma cidade litorânea, senão a maior parte , vem deles.
Quanto mais bem preparado estiver a cidade melhor a condição dos turistas que dela usufruem.
As cidades se enfeitam , se enchem de paparicos e mimos para agradar aquele que será o rei nesses meses de verão.
Todas as cidades menos a nossa. Aqui ainda vivemos com a ideia de que turista incomoda , bagunça a cidade. Já ouvi muito a expressão : “Não vejo a hora de acabar o verão para Laguna voltar a ser só nossa”
Exemplo deste descaso , não somente com o turista , mas principalmente com os cidadãos que aqui residem é o tratamento inadequado que nosso governo dá ao nosso lixo.
É uma triste visão quando andamos pelas ruas da cidade e vemos montanhas de lixo se misturando aos pedestres , por entre os carros e atrapalhando os transeuntes que caminham pelas calçadas.
Nenhum turista gosta de ver uma cidade suja e descuidada. O lixo espalhado pelas ruas não cabe em nenhum cartão postal , em nenhuma selfie. Mas pelo que se vê será a maior (e pior) lembrança que levarão de Laguna.
Faz-se necessário , periodicamente , dar um destino adequado para tudo aquilo que não serve mais , que polui , infesta , e prejudica a cidade. É por isso que existem as latas de lixo . . . e as eleições.