Por um Fio

Estou pendurado no topo de um prédio de 16 andares. Convertendo em metros resultam em aproximadamente 48 metros. Não muito se analisarmos friamente, mas daqui de cima é uma bela queda. Com sorte morreria imediatamente, mas o problema é justamente ficar dependendo da sorte.

Estamos trancados, eu e um amigo. Como chegamos aqui? Já explico.

Ele constrói prédios, e é obcecado por adrenalina. Eu não tenho medo de altura e estou justamente na idade em que o sujeito começa a fazer coisas estúpidas para se sentir vivo. Casualmente o novo prédio dele dá de frente para minha sacada. Há trinta minutos ele me ligou e pediu para olhar na janela. Lá longe o vi no topo do prédio.

- Vamos fazer rapel?

Ele não é especialista, muito menos eu. Fizemos apenas uma vez há uns dois meses atrás e achei legal. É isso ou terminar de assistir a sessão da tarde.

Começamos a descida cada um em uma corda, amarrados pelo que chamam de cordão umbilical, uma tira de segurança ligando os dois. Foi justamente esse o problema. Desci mais rápido que ele, o cordão esticou demais e agora ele não consegue soltar a trava para continuar a descida.

Cinco, Dez minutos, já tentamos quase todas as opções.

Ele começa a ficar nervoso, num movimento brusco deixa cair o walkie-talkie. A visão do rádio se espatifando lá em baixo não é nada animadora. Estou calmo, estranhamente calmo. Faz parte da minha profissão. Sou o último a ficar nervoso, é o que esperam de mim. Acho que sou bom nisso. Sou bom em assumir riscos também, talvez até demais.

- Corta o cordão umbilical.

Ele reluta, pensa em outras opções.

- Pode cortar, em dois minutos estamos lá embaixo, o risco é mínimo.

Ele constrói prédios, é mais avesso ao risco do que eu, afinal se o sistema não funcionar o que pode acontecer? No máximo perdemos alguns milhares de dólares.

Resignado ele finalmente corta o cordão.

Desço devagar, aproveitando a paisagem. Em cinco minutos tocamos o solo. Ele me agradece pela calma, mas não é nada de mais. Sou pago para isso.

[]s

Jack DelaVega

-------

Para mais da Tribo acesse www.tribodomouse.com.br