Fronteiras
Cidades limítrofes, fronteiriças, têm particularidades que por vezes - muitas vezes - geram problemas; minha cidade está na fronteira com São Paulo, passou o rio Jaguari-mirim, mais um pouquinho e já são terras paulistas.
Bom, o caso é que aqui e nos vastos arredores tudo gira em função de São Paulo. Nossa "capital" é Campinas. Qualquer coisa mais séria tipo consulta médica com especialistas toca pra Campinas. Faculdades boas? Campinas. Enfim, Belo Horizonte todos sabem que é a "oficial", mas praticamente ninguém nunca foi lá, sabem de ouvir falar, dos tempos de escola, agora ir lá mesmo só a turismo e olha lá. Conhecem pela televisão!
Futebol então. A TV aberta insiste - e entendo essa obrigatoriedade , aqui é Minas - em mostrar jogos do Atlético - MG e do Cruzeiro, mas o povo não quer saber. Domingão à tarde chega visita numa casa pouco tecnológica daquelas que só tem TV aberta e esta está desligada ou mostrando um desses programinhas de canais de traço - radinho ou celular, que ninguém mais é tão pouco tecnológico assim, sintonizado na Radio Bandeirantes ouvindo Ulisses Costa com comentários de Cláudio Zaidan - aí o visitado com cara emburrada (apesar de estar ouvindo Zaidan, essa lenda das comunicações) explica " hoje não tem futebol na televisão, só no rádio, na região ninguém torce pra esses times mineiros, só dá torcedores do Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras."
Estou escrevendo isso não como uma crítica, gosto muito da cultura mineira, conheço várias cidades, Andradas é minha paixão. Conheço BH e acho linda, estou apenas divagando sobre fatos constatados e facilmente comprováveis.
Nota: esse texto é uma pequena homenagem ao meu amigo, falecido em outubro 2024, José Felisberto, uma das melhores pessoas que conheci. Quando tinha jogo do Palmeiras e a TV aberta transmitia Cruzeiro ou Atlético ele ficava muito brabo. Claro que com o tempo foi se adaptando, instalando TV paga etc. Mas era até divertido verificar como ele ficava fulo da vida com a Globo e falava com seu modo peculiar de falar “essa Rede de TV num tem competência, onde já se viu esconder o Palestra e deixar o sujeito sem futebol”.