" ISSO É INCRÍVEL!!"

Não poucas vezes, tomar água com açúcar antes de dormir era prescrito por minha mãe ante qualquer sintoma de fragilidade emocional ou física. Era nossa caixa de Pandora para quase tudo, e por mais incrível que possa parecer acreditávamos na sua eficácia. Essa mezinha, que ela aprendeu com a mãe e a avó dela, realmente tinha ares de verdadeiro medicamento, ninguém duvidava.

Bastava baixar a pressão de alguém da família ou da vizinhança para imediatamente ouvirmos o brado confiante e resoluto de mamãe e das demais pessoas experientes afirmando " prepare água com açúcar e dê para ele, melhora logo!" A ansiedade tomava de conta de corações sensíveis antes de dormir, por diversas razões, não importava qual? O remédio era o mesmo, bastava tomar e o coração voltava a bater sereno.

Naquele tempo, pois isso acontecia em minha infância, o açúcar usado na mistura com água era o chamado "açúcar preto". Sua cor exageradamente escura talvez fosse a causa de assim o apelidarmos. Nos dias de hoje seria o mascavo, embora o tom deste seja amarronzado, não muito escuro, nesse caso jamais seria conhecido como "açúcar preto". Ignoro se o uso constante do produto no período poderia ser motivo causador de diabetes, porém nas lembranças que trago nenhuma pessoa adoeceu de diabetes por culpa do adoçante. Pelo contrário, consideravam-no um efetivo fortificante e todos bebiam.

Julgo relevante esclarecer que a existência de farmácias na nossa cidade era coisa rara, provavelmente havia somente uma, e de difícil acesso tanto em termos de distância quanto no sentido financeiro. Recorriamos sempre aos remédios caseiros no combate às enfermidades costumeiras, a exemplo dos chás, dos xaropes, do limão com mel, gengibre e açafrão, da babosa ( havia várias plantadas no quintal de casa) etc. Dando certo sempre, nenhuma doença resistia.

Quando tive sarampo, tal momento se tornou inesquecível porque eu não podia sair da rede até ficar curado, tomei chá de milho, sendo jogado alguma grãos sob a rede porque segundo a crença popular, ajudava na cura. Mas a água com açúcar foi o remédio campeão dos tempos de infância.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 02/12/2024
Reeditado em 04/12/2024
Código do texto: T8210518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.