______________ PAPEL DE BALA
Qual é o papel das balas? Adoçar a vida. E elas existem de todas as formas e sabores. Quem não conhece a "bala Chita"? Branquinha, macia, com a leve acidez do abacaxi, ela entrou para a história. E as geladinhas, refrescantes, que vinham com recadinhos amorosos, facilitando a vida de quem tinha dificuldade para se declarar? Acredito que tenham sido madrinhas de muitas histórias de amor por aí.
Além de ter seu papel, a bala se embrulha também em papéis bonitos e atraentes. Um deles foi achado na rua e serviu de inspiração artística para Efigênia Ramos Rolim, a "Rainha do papel de bala", mineira, residente em Curitiba, que passou a criar obras fantásticas a partir do invólucro das deliciosas balinhas.
O papel de bala serviu também como inspiração para muitas músicas de sucesso, que, assim como as balas, também estão na boca do povo. De papel em papel, as balas doces cumprem seu papel, ao contrário de outras balas que só fazem estragos por aí. Certa vez, numa loja, li um recadinho espirituoso ao freguês: "Facilite o troco ou leva bala". Neste caso, era uma beleza não ter dinheiro trocado, e poder voltar pra casa chupando umas balas.