Guru
Guru
A origem da palavra está no sânscrito e literalmente significa "dispersor de sombras". No hinduísmo, guru representa um lugar sagrado do conhecimento e aquele que o confere. Infelizmente, no ocidente, o termo é distorcido e poderá ser usado para se referir a qualquer professor, ou mesmo, instrutor de ginástica ou artes marciais.
Existem múltiplos resultados para guru contemporâneo, incluindo mestres espirituais, pensadores e especialistas em qualidade: Mestres espirituais Alguns gurus modernos têm se tornado mediadores culturais, iniciando movimentos religiosos internacionais e promovendo o encontro de culturas.
Yuval Noah Harari é um historiador, professor universitário e escritor israelense que se tornou um dos pensadores contemporâneos mais requisitados do mundo. O autor é conhecido por ter escrito o livro Sapiens – Uma breve história da humanidade, que resume 70 mil anos de história da humanidade.
O número de gurus depende do contexto:
No Sikhismo, existem 11 gurus, sendo os primeiros 10 gurus sikh e o Guru Granth Sahib o décimo-primeiro guru perpétuo.
No mundo da qualidade, Kaoru Ishikawa é considerado um dos três gurus mais importantes de todos os tempos, juntamente com Deming e Juran.
No contexto da busca espiritual, o guru é visto como um Deus desperto que desperta o Deus adormecido no discípulo.
Guru (em sânscrito गुरू) é um mestre no hinduísmo, budismo, e siquismo, que possui um profundo entendimento de alguma linha filosófica, o guru também é visto na religião indiana como um guia sagrado à auto-realização.
"Guru" também se refere em sânscrito ao Brihaspati, uma figura hindu análoga ao deus romano Júpiter.
Porém no cristianismo, especialmente no catolicismo, nós não temos gurus e sim diretores ou conselheiros espirituais. Um diretor ou diretora espiritual é aquela pessoa que tem a formação, vivencia e mais experiência de fé que nos ajuda no caminho da vida cristã, especialmente em nossa relação com Deus.
O Papa Francisco na Evangelii Gaudium, número 171, nos diz: “Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder onde reine a prudência, a capacidade de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito, para no meio de todos defender as ovelhas a nós confiadas dos lobos que tentam desgarrar o rebanho”.
Existem vários gurus brasileiros, incluindo:
Prem Baba: Nascido Janderson Fernandes, é um mestre espiritual que se tornou popular por defender a honestidade, a gentileza e a autorresponsabilidade. Ele apoia projetos como o Ganga Action Parivar, que luta pela preservação do rio Ganges.
Iolanda Figueiredo: É considerada a discípula mais famosa de Osho no Brasil.
Chandramukha Sami: É um guru brasileiro do hare krishna.
Vitor Peçanha: É um guru de marketing digital brasileiro, fundador da Rock Content. Ele é palestrante global e atua na PbyP, uma plataforma de cursos de marketing digital.
Meus gurus são Machado de Assis, Pontes de Miranda, Marcio Thomaz Bastos e, tantos outros juristas e escritores maravilhosos, como Antoine Saint-Exupery... que escreveu: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” é uma frase do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A frase é dita pela Raposa ao Pequeno Príncipe quando eles se tornam amigos e ela lhe apresenta as regras da relação.