Que Patriotismo É Esse?
Eric do Vale
Sempre que possível, faço menção ao homérico discurso proferido por Ulysses Guimarães, durante a promulgação da nossa Carta Magna. Objetivando fazer uma análise do contexto vigente. Dia desses, quando acessei o YouTube, para, novamente, acompanhar na íntegra, esse pronunciamento, deparei-me com um comentário no qual afirmava-se que o discurso do doutor Ulysses deveria servir de referência a todos aqueles que são declaradamente patriotas e tomam as ruas pedindo intervenção militar.
Como não esquecer daquele seleto grupo nas portas dos quartéis trajados com a camisa da seleção brasileira, em pleno sábado à noite, na porta do quartel, segurando a bandeira do país e cantando Ave Maria, emendado com o Hino Nacional e demais hinos? Essa icônica imagem, na atualidade, seria associada com o meme daquela menina perguntando: "Que Xou Da Xuxa é esse?".
Insatisfeitos com a vitória do candidato oponente a Presidência da República, uma parte dos nossos patrícios decidiram "formar" uma “Frente Patriota", em todo o país, a fim de promoverem uma intervenção militar, como todos nós sabemos.
Esses ditos “patriotas”, por acaso, sabem que esse tipo de intervenção, no país, é inconstitucional? Não sou eu quem estou dizendo isso, mas sim a nossa lei maior. Portanto, qual a finalidade de intervenção militar? A vitória não foi mediante uma eleição direta?
Que tipo de ufanismo é esse cujas pessoas desconhecem a História e a lei maior que regulamenta o seu país? Tal pergunta decorreu, quando presenteei alguém com um chaveiro do brasão da República. Essa pessoa, ciente de que o seu irmão era um "patriota convicto", decidiu mostrar-lhe o presente recebido e esse, por sua vez, não fazia a menor ideia do que significava.
Baseado nesses acontecimentos, término chegando a seguinte constatação: todo e qualquer patriota que se preze deve, pelo menos, possuir um conhecimento mínimo do país o qual ele diz tanto estimar