ATRÁS DE UMA GRANDE MULHER ...

 

“Jamais subestime o quão poderosa uma mulher pode ser, ela te surpreenderá!”

(Desconhecido)

 

   "Atrás", "de trás", "detrás", "por trás"...

   E então, qual a forma correta de se dizer e d'escrever?

   Eita língua portuguesa com sua confusa gramática!

   Mas, no qu'escrevi neste texto abaixo, oh! por mim, tanto fez e tanto faz!

   "Atrás... por trás... de trás... detrás"

   O que mais quero é que seja entendido o qu'eu fiz ... à frente

   Estamos de acordo? Prossigamos, então ...

   Seria correto o ponto de vista a que se diz: “Por trás de cada homem de sucesso há uma mulher, e atrás dela está a esposa dele“? Tal afirmação é de autoria do ator e comediante estadunidense Groucho Marx, um dos grandes nomes do humor americano. Bom, quanto ao seu pensamento, que o diga Jacqueline Kennedy Onassis, que foi esposa do presidente John Fitzgerald Kennedy, um homem conhecido não só em função da política, como também por ter tido várias amantes, sendo uma delas a surreal Marilyn Monroe.

 

 

   Outros dois nomes que poderíamos acrescentar aqui seriam os de Maria Leopoldina de Áustria, esposa do imperador D. Pedro I, este que tanto amava aquela que era conhecida como Marquesa de Santos, Domitila de Castro. E o outro conhecido nome é o de Diana Frances Spencer, mais conhecida como Princesa Diana, a que tinha por marido o sensual e irresistível Príncipe de Gales, o Príncipe Charles, a que amava Camilla Parker Bowles.

 

 

   Bem, poderíamos até colocar aqui mais nomes, porém a lista seria longa, e talvez desviaria do foco deste texto. Mas, a questão que eu quero aqui propor não é a mulher a estar por detrás do homem, mas sim o inverso: o homem a estar na retaguarda da mulher (ou dá na mesma?). Sendo assim, vamos lá!

 

 

   Meditemos nesta pergunta:

   Por que muitos homens "não conseguem” encarar uma mulher [de frente]?

   Seria por medo?

   Seria por timidez?

   Seria, sei lá, por respeito? Respeito nos dias de hoje? Ah! Fala sério!!!

   Então, se a resposta for “medo”, o fato se daria como dizia o incrível Bertolt Brecht: “Um homem tem sempre medo de uma mulher que o ame muito”? E, devido a tal “emoção” prefere não encará-la (frente a frente)? Ou, como foi colocado na pergunta: "não consegue".

   “Não conseguir”! Seria a expressão mais correta em se dizer? Sei não! Talvez não seja o caso de “conseguir” (ou não). É mais, na verdade, uma questão de não “preferir” encará-la, a optar estar às suas costas, não por educação, é claro, mas, sim, por interesse [pessoal]. E aqui eu anexo as palavras de uma escritora brasileira, Tati Bernardi: “Atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher. Atrás de uma grande mulher tem sempre um idiota olhando a bunda dela”.

 

 

   Bom, se a evolução do sexo masculino parar neste ponto, talvez esta ficará somente nas palavras de uma outra escritora que afirma: “Pra cada homem que faz uma mulher de idiota, existe uma mulher pra fazer um idiota virar homem” (Isadora Cristina Jacob Moreira). Ou seja: Se for o fim da evolução masculina a atual condição, talvez o o homem (macho) seja "incorrigível" (simplesmente "irremediável"). Porém, quanto a isto, prefiro deixar pra lá! Isto é assunto para antropólogos.

 

 

   Mas, voltemos ao que diz respeito à posição dianteira da mulher para com o homem. Que homem nunca se portou como um ridículo ou um babaca perante uma mulher? E por que ele, pelo menos uma vez na vida, já foi assim? Elementar, meu caro leitor: Ser bobo está no "inconsciente coletivo masculino", considerando que o homem facilmente se extasia por causa da anatomia feminina. E aí ele fica igual a cachorro quando está perto de uma cadela no cio. Ou seja: ele perde completamente a cabeça. Fica bobo mesmo!

 

 

   Então, seguindo este raciocínio, está certíssimo o ponto de vista do ex-beatle John Lennon quando então afirmou: "Por trás de toda grande mulher existe sempre um grande babaca!". N’outro tempo ele afirmou o "inverso da posição": “Como de costume, há uma grande mulher por trás de cada idiota”, onde fiquei na dúvida se seria um complemento (ou não) de seu próprio raciocínio, embora o homem continua bobo não importa a posição: se atrás ou à frente da mulher. Ah! O lendário John Lennon!

 

 

   Bom, acredito que a mulher é mais esperta. Meditemos nestes pensamentos:

   * "Qualquer idiota sabe que homens e mulheres pensam de forma diferente às vezes, mas a maior diferença é essa: homens esquecem, mas nunca perdoam, mulheres perdoam, mas nunca esquecem" (Robert Jordan).

   * "O homem não controla o seu próprio destino. As mulheres de sua vida fazem isso por ele " (Groucho Marx).

   * "Falando de maneira geral, acho que as mulheres são espiritualmente, emocionalmente e fisicamente, muitas vezes mais forte do que os homens" (Gary Oldman).

   E então: quem está na frente de quem?

 

 

   Bem, termino este pequeno "ensaio" com as palavras de outro grande cara, Chico Buarque de Hollanda, na letra de seu reflexivo e saboroso sambinha, “Deixe a Menina”:

“Por trás de um homem triste

Há sempre uma mulher feliz

E atrás dessa mulher

Mil homens, sempre tão gentis

Por isso, para o seu bem

Ou tire ela da cabeça

Ou mereça a moça que você tem”

 

 

Então, nada de ficar atrás ou na frente de ninguém.

Caminhemos juntos, com amor ...

 

 

28 de novembro de 2024

 

IMAGENS: INTERNET

 

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 28/11/2024
Reeditado em 28/11/2024
Código do texto: T8207304
Classificação de conteúdo: seguro