Antes Tarde Do Que Nunca... (Um Pedaço Da História Do Brasil Passado A Limpo)

Eric do Vale

No momento presente, a frase, por diversas vezes, dita por Boris Casoy está mais atual do que nunca: “É preciso passar o Brasil a limpo.”. Pode até parecer clichê dizer isso: mas é impossível, e inaceitável, ficar inerte, sempre que nos deparamos com frases absurdamente mencionadas por aqueles que não apenas desconhecem a real, e oficial, História do nosso país, como também sequer apresentam um senso crítico para viabilizar os seus argumentos.

Alguns anos atrás, eu havia redigido uma crônica falando de como a História do nosso país vem sendo, cada vez mais, distorcida por aqueles que, de forma bastante rasa, fecham os olhos para certos acontecimentos. Motivados por uma espécie de "ideologia” (se é que podemos chamar) a qual busca ir contra tudo aquilo que está previsto na nossa Constituição por meio de um retrocesso.

Nessa mesma crônica, inclusive, mencionei um trecho de uma frase dita por Ulysses Guimarães, quando fez a promulgação da nossa Carta Magna: "A sociedade foi Rubens Paiva e não os facínoras que o mataram.".

Tais palavras ditas pelo "Senhor Diretas " ecoaram nos meus pensamentos, quando fui assistir, no cinema, “Ainda Estou Aqui.". Rubens Paiva, assim como outros, foi mais um que teve sua vida abreviada pela truculência desse regime político o qual uma parcela dos brasileiros clama a sua volta.

Esse mesmo regime político não apenas perseguiu, prendeu, torturou e matou os seus opositores como também se tornou o responsável pela deturpação de uma parte de nossa História a qual, somente agora, começa a sair da obscuridade. E foi esse mesmo regime político que colocou em xeque a dignidade dos seus oponentes, limitando a inteligência de nossos compatriotas.

Muito mais do que a expectativa de vir a ser o primeiro filme brasileiro a ganhar o Oscar, a história retratada por Walter Sales é um “tapa na cara” junto àqueles que, fingem em acreditar na inexistência desse nefasto período o qual, por muitos anos, assombrou e Impediu o desenvolvimento intelectual do nosso país.