DINHEIRO: BENÇÃO OU MALDIÇÃO?
Dinheiro não é algo neutro, como muitos dizem acreditar. Não é simplesmente um pedaço de papel (hoje em dia, cada vez mais raro devido às transações digitais) que achamos e ignoramos. Aliás, pegue uma nota de 100 reais e coloque-a no chão para ver se as pessoas não são capazes de serem até atropeladas para pegá-la. Agora, deixe um simples papel no mesmo lugar para ver se não são capazes de até chutá-la, rs. Isso só prova como o dinheiro nunca foi e nunca será neutro.
Para vocês terem uma ideia, Jesus nunca rivalizou com o diabo, mas com o dinheiro "sim", quando disse que a gente não pode servir a dois senhores, ou seja, a Deus ou a Mamon, que significa fortuna, dinheiro, riqueza. Para se ter uma noção da força que o dinheiro exerce desde que o mundo é mundo, na Bíblia, por exemplo, há 31.100 versículos; 215 falam a respeito da salvação, 218 a respeito da fé e 2.084 a respeito de dinheiro. Se levarmos em consideração outros contextos que estão inseridos, quase 5 mil passagens falam do dinheiro.
Perceberam ele é uma força avassaladora, até mais que o sexo? Que ele move multidões e corações? Que não é simplesmente um papel ou caracteres digitais? Que, por causa dele, famílias se rompem, amigos brigam, casais se separam, filhos matam pais ou irmãos, e que a corrupção em qualquer nação avança etc? Portanto, todo cuidado com o desejo por dinheiro é pouco. E um detalhe: a ganância, ou seja por mais e mais dinheiro sem limites, é um pecado que pode surgir tanto em pessoas ricas quanto em pobres, porque ela tem a ver com o coração e não com a condição. Assm, é perfeitamente possível haver pessoas gananciosas e escravas do dinheiro tanto na favela quanto em bairros luxuosos e nobres.
Porém, todavia, entretanto, o dinheiro não precisa ser um mal necessário, como muitos dizem ou acreditam. Ele também pode ser uma bênção quando usado de maneira sábia, porque não há problema em querer ter dinheiro, desde que as motivações não sejam egoístas, mesquinhas e vaidosas. Posso querer ter dinheiro, por exemplo, para ser mais generoso, ter uma velhice mais tranquila, poder conhecer outros países, ajudar um amigo, parente ou vizinho necessitado, etc. Quando o tratamos assim, somos nós que o escravizamos e não o contrário. Finalizando: o dinheiro pode ser uma bênção ou uma maldição. Vai depender de para onde está direcionado o coração!