Pesquisa das pesquisas - BVIW

Atualmente somos literalmente bombardeados por uma imensa quantidade de informações. Muitas bastante superficiais, algumas verdadeiras, outras falsas. É necessário buscar em que polo se situam e separar o joio do trigo. E, a cada informação pesquisada, surge outra e outra e outra, formando-se uma bola de neve.

Antigamente, nossas fontes de pesquisa eram as Enciclopédias e as Bibliotecas públicas. Os verbetes só eram atualizados a cada nova edição e não em tempo real, o que hoje seria considerado muito lento. Mas, pelo menos, o grau de confiabilidade era maior, não obstante já se dissesse que “o papel aceita tudo”. Mas ele aceitava bem menos do que o anonimato das telinhas permite hoje.

Provavelmente devido à idade, algumas vezes me canso de tanta informação e de ter que pesquisar as pesquisas!

Então, dedico-me à pesquisa inútil: “cacarecos”. Busco engenhocas para casa e cozinha, de que não preciso; métodos milagrosos para acabar rugas que não me incomodam; miudezas outras igualmente inúteis e mentirosas, mas que não me tentam. Assim, só vejo as imagens e poupo-me o trabalho de verificar a sua veracidade ou falácia. E descanso a cabeça, repousando-a no ócio de nada pesquisar...

Lu Narbot

Tema: O que pesquisar?