Que o Senhor esteja com vosco

A secretária da casa paroquial da igreja católica de uma cidade do Rio Grande do Sul agradeceu, em seu boletim mensal, as contribuições monetárias da população para a construção do novo pavilhão de eventos. Em sua nota final escreveu em letras maiúsculas “QUE O SENHOR ESTEJA COM VOSCO”.

Um célebre gozador da cidade conhecido por não perder a oportunidade de exercer seu ofício, ao saber do erro ortográfico da secretária, fez valer seus conhecimentos. Tendo por testemunhas quase 20 pessoas, colocou em um envelope sua contribuição de 10 reais e escreveu, também em letras maiúsculas “QUE O SENHOR ESTEJA COM NOSCO”.

A resposta veio na missa dominical pelo padre celebrante que ficou sabendo, não por confissão, quem era o remetente e a maldosa intenção do mesmo.

“As contribuições para a construção estão acima do esperado. Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente o senhor Erondi, que, diante de sua dificuldade financeira, contribuiu com apenas 1 (um) real. De coração aberto digo: Que o Senhor esteja convosco, porque com Ele, não há EN - ROS - CO (*). - Tenham todos um bom domingo”.

Toda a família de Erondi estava presente na celebração. Menos ele. Se houve enrosco no lar nunca saberemos.

(*) Usei maiúsculo e com separação de silabas para esclarecer que foi com essa tonalidade de voz (e pausadamente) que a palavra foi pronunciada.