Bacamarte responde à Mary Rock e Dartanhão

 

Aluu! Iterluarit kumoorn meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui no meu dicionário literário a fim de encontrar respostas geniais em crônicas geniais. Ajudungila?

 

Na minha recente crônica aqui no Recanto das Letras meus colegas Mary Rock e Dartanhão me fizeram perguntas. Como cronista responde à cronista via crônica, vamos fazê-lo por aqui. Primeiros as damas, como sempre:

 

" Toninho, da para você colocar uma foto sua, depois desse tempo todo? A Louise não deixa? Você fica colocando esse cara ai que não tem nada com você! Abracos, *Mary Rock*".

1 - Como assim, eu não ter nada a ver comigo, cara Mary? Tem tudo a ver comigo, oras, sou eu! Juro, por tudo o que me é mais sagrado nessa vida, ou seja, a minha natureza de mentiroso sincero. Meus saudosos pais podem vir aqui e testemunhar a meu favor sobre isso. É a minha foto, esse sou eu, Antônio Bacamarte. 2 - A Louise só não deixa eu socializar meu cartão, Mary, o meu pinto pode pular a cerca e ciscar em outros galinheiros à vontade - coisa que não faço mais há muito tempo, aliás. O ciúme da minha gringa é monetário, tão somente. 3 - Tá, coloquei uma foto minha acima só pra te agradar, minha cara. Juro, por tudo o que é mais sagrado, repito - somente os gênios como este Bacamarte se repetem.

 

Agora ao mestre cronista Dartanhão Ferraz:

"Li tudo de Veríssimo, inclusive do pau, mas prefiro Josué Guimarães. E você? Saravá".

1 - É vero, caro Dartanhão, que tu leu tudo do pau do Veríssimo? Ah, daí eu tenho que te confessar que não, só da mão do Luis Fernando Veríssimo eu li tudo. Nem sabia disso. É uma crônica específica sobre pau, coisa assim? Explica, por favor. 2 - Olhaí, tu é fodástico mesmo, Dartanhão, prefere o Josué Guimarães de Dona Anja, Camilo Mortágua e Tambores Silenciosos à LFV. Leitor requintado e variado, baita leitor. Eu prefiro os veríssimos, tanto o pai Erico quanto, principalmente, o filho Luis. Gosto de crônicas, logo, sempre vou preferir cronistas aos romancistas e poetas e contistas, etc. Poetas eu gosto da Martha Medeiros. Já viu as pernas dela? Com certeza mais atrativas do que o pau do Veríssimo.

 

Ah, Dartanhão, o Josué foi o mais vendido em duas Feira do Livro de Porto Alegre com Dona anja e Camilo Mortágua, enquanto o LFV o foi em seis. Logo, podes ver, a mão deste Bacamarte que te escreve é a mão de Deus, como a do povo do Sul do Brasil e a de Maradona.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

---- * -----

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 20/11/2024
Reeditado em 20/11/2024
Código do texto: T8201009
Classificação de conteúdo: seguro