UM POUCO DE HISTÓRIA

*dener versiani köger

A cidade de Montes Claros foi fundada há mais de um século e aos pés de uma história de cultura herdada de bandeiras paulistas o que após fez surgir a fazenda dos Montes Claros.

Pode-se perceber que a história da cidade não é tão nova assim ao pon-to de sermos omissos quanto a conservação ou preservação, como queiram , de algumas das nossas mínimas edificações arquitetônicas antigas ,

Durante o primeiro século, a cidade se desenvolveu numa área que ti-nha como o vértice a praça da Matriz,

Talvez por mero capricho, deixaram ao desalento os casarões de nossa cidade, e nada fizeram pela sua sua perenizaçao. Montes Claros de poucos prédios antigos e caminhando para ser um pólo universitário, deveria ser mais consciente, ou pelo menos colocar a mão na consciência e tentar manter um mínimo de sua reminiscência depositada em alguns dos casarões ainda de pé. Tem um que já está até escorado por um poste, uma vergonha, deram uma muleta para a história.

Montes Claros é de arquitetura mista, e preservá-los não irá a nada afe-tar o conjunto . É necessário acordar para que não tenhamos que presenciar ocorrências ridículas como; a destruição da casa da bala na rua Dona Eva, a derrubada do antigo Mercado Central - em troca de uma legalização da mu-amba – a derrubada do prédio de Oldemar Santos para dar lugar a uma resi-dência, pura ostentação, e que hoje nem para moradia está servindo mais, a derrubada de uma casa na rua Camilo Prates para dar lugar a... sei lá o que, um monte de arataca da Telemar, mais parecendo uma estação de robocop.

O agonizante solar dos Oliveira, que já foi até palco de de uma longa metragem, sob a batuta de um Montesclarense. Do prédio do Hospital Santa Terezinha não pouparam nem as palmeiras imperiais – aliás isto já foi dito por mim em em uma outra cronica -, E a casa onde nasceu Darcy Ribeiro ?. Al-guém sabe onde nasceu Ciro dos Anjos ?. E a desconfiguração do Colégio das Irmãs?

Tomara que deixassem quieto e no local o antigo Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

Talvez por um motivo muito singelo nossas autoridades não intervém ou não aceleram processos de tombamentos ou de conservação, é bem verdade que isto nunca deu e nunca dará votos. Alias nem sei porque aqui tem um departamento de história. Deveria sim esse departamento engrossar fileiras em coro pela preservação, ou, pelo menos tentar formar opinião e não ficar somente tirando poeira de pergaminhos. Entendo que este procedimento é ne-cessario,mas aquele é prioritario, então.....

Acredito que a defesa e preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental é uma tarefa extremamente importante em todos os setores da vida, e que a principal linha de uma ação deverá sim, consistir em desenvolver tra-balhos com escolas no sentido de fazer acreditar que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que teremos a possibilidade de realizar um processo de conscientização da sociedade em relação a preservação e con-servação do patrimônio que cerca as comunidades.

Nesta deixa, a memória de nossa cidade, quiçá um dia ainda esquecerá de seus dois ilustres que passaram pela academia, mas este assunto fica para a próxima. Hoje estou vivendo o centro histórico, ou pelo menos tentando.

* Bacharel em Direito e da aclecia e ex morador....

DENER
Enviado por DENER em 16/01/2008
Código do texto: T820095