SE PERDE

Francisco de Paula Melo Aguiar

Se perde o que por exemplo?

Se perde a oportunidade de ver e ficar calado, porque a vida alheia não lhe diz respeito.

Se perde a oportunidade de se matricular em um curso e estudar para valer perante a sociedade como profissional e para a concorrência te ver.

Se perde a oportunidade de pensar antes de falar, porque parede tem ouvido e mato tem olho.

Se perde a oportunidade de refletir sobre o que falou e voltar a trás, faz parte de quem tem educação.

Se perde a oportunidade de pedir desculpas pelas asneiras cometidas a si próprio e quiçá a quem tiver ofendido ou denegrido.

Se perde na vida a oportunidade de que o cavalo não passa duas vezes na porta de ninguém com sela, cuchinho e arreios.

Se perde inclusive a própria vida que direta ou indireta vive dando e ou recebendo conselho em função dos outros, assim esquecendo de viver em versos e prosas a própria vida ou sua felicidade.

Se perde a vida ao criticar ou elogiar a vida dos outros, sem no entanto melhorar ou aperfeiçoar a sua própria vida em primeiro lugar.

Se perde o tempo e a vida vai junta para quem vive se lamentando, dizendo que deu tudo errado, não tem sorte nem destino, sem reconhecer que não focou nas buscas ou objetos corretos para atingir suas metas e ser feliz.

Se perde a vida quem não planta uma árvore para ter sombra no verão que faz parte do ciclo da natureza assim como o inverno, o outono e a primavera.

Se perde a vida quem não busca soluções para seus velhos e antigos problemas, preferindo ficar parado no tempo e no espaço na sombra alheia.

Se perde a vida vivendo e sonhando com o que os outros têm: uma boa profissão, um bom emprego, grande salário, uma família perfeita, um carrão, mora ba beira-mar, etc, sem esquecer que isto é inveja, loucura que ver com os olhos e come com a testa.

Se perde a vida e os próprios sonhos desejando mal e jogando praga aos outros para que tudo vá de água abaixo, coisa de bruxo sem conhecimento.

Se perde a vida quando não sabe o quer, se não deixa de focar na sua própria vida preferindo ter como café da manhã, almoço, lanche, janta ou ceia a vida alheia, eita comida gostosa.

Se perde a vida quem tem olho de cururu ao aguardar receber tudo pronto, com a porta aberta porque alguém esqueceu de fechar, mesmo tendo o beco ao lado.

Se perde a vida quando se para de buscar com unhas e dentes nos estudos, na educação e na instrução, no trabalho, nos sonhos sonhados no chão da labuta diária, porque prato feito tem sabores diferentes não encomendados.

Se perde a vida esperando recompensa das pessoas que não reconhecem nem o próprio valor delas.

Se perde a vida assim antes do coração parar porque sem saúde do corpo, da alma e do espírito de luta ou perseverança em si próprio nada feito, porque se assim não fosse não se perdem os anéis e ficam os dedos.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 16/11/2024
Reeditado em 16/11/2024
Código do texto: T8197815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.