O MAIOR PECADO

O MAIOR PECADO

Certa vez, procurei um confessor monástico, para aconselhamento e comecei a desfiar meus erros e pecados, diante dele, em busca de orientação.

Em certo momento, ele me interrompeu, fixou seus olhos em mim e disse:

"- Meu filho, o pior pecado, o que é responsável por todos os demais, é a falta de amor a Deus. Isso porque quem ama a Deus, cumpre seus mandamentos. Afinal, todo o ensinamento de Cristo se resume em Amar a Deus e esse Amor se pronuncia no Amor ao próximo.

Para isso é necessário conhecer a Deus, que se revela em seu Filho. Ninguém ama a quem não conhece. E quando você aprende a conhecer o Filho, com sua doutrina de amor, você passa a ver Jesus no seu irmão e, então, não cumpre mais os mandamentos, por medo de condenação ou obrigação, mas por amor. Nisso consiste o Reino de Deus."

Saí dali com uma nova concepção de vida cristã. Não se trata de cumprir um emaranhado de normas e mandamentos, como nas leis humanas, mas de conhecer o vínculo do Amor, que vem de Deus e que deve regular as nossas relações familiares, sociais e políticas, esculpindo um mundo novo, onde Cristo é o centro.

Entendi que o caos, em que se encontra o mundo, é proveniente do fato de que o homem já não conhece Deus, que se revela no outro. E sem conhecer a fonte do amor, nossas relações humanas se deterioram e o homem passa a ser o lobo do homem.

Há uma difícil tarefa a ser realizada por cada um de nós, na construção de um mundo mais justo e fraterno. E essa tarefa deve ser inspirada no Amor de Deus, para que nossas ações comecem e terminem nele, brotando do sangue e água que jorraram do coração de Cristo, na Cruz.

O Amor não é uma opção.

É o único caminho!

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 15/11/2024
Código do texto: T8197642
Classificação de conteúdo: seguro