MINHA VÃ FILOSOFIA

MINHA VÃ FILOSOFIA

Nesta sexta feira cinzenta e chuvosa, em que se comemora a proclamação da República, tão desejada por Dom Pedro II, mas não da forma como aconteceu, quando o Brasil já emergia no conceito das Nações, como potência mundial, sendo inclusive a segunda maior marinha mercante do mundo, abismei-me em meus pensamentos, para entender a lógica das ações humanas.

Que bom sermos uma república democrática, embora, hoje, não pareça tão democrática. Afinal, a República, como veio, dando 48 horas para que o maior e mais culto administrador deste País deixasse nossas terras e as consequências que vieram, com o caos que ficou instalado, não apresentam muito a ser comemorado. Passados tantos anos e ainda não reconquistamos as glórias do Brasil do segundo Império.

Essas e outras questões existenciais invadiram mimha mente. Por isso procurei consolo e respostas na leitura de alguns filósofos, uns do passado e outros nem tanto. Deixo de citar seus nomes, já que, com o efeito do dia cinza e nebuloso, que traz pensamentos depressivos, acrescido da lembrança da melancólica proclamação da República, de triste memória, acheio-os terrivelmente complexos e cansativos.

A Filosofia, que significa Amor à Sabedoria e investiga, em busca de soluções, as questões gerais e fundamentais sobre a existência, deveria ser uma arte acessível e popular e não escrita e divulgada para luminares da inteligência, de forma tão teórica e clássica.

Lembrei-me, então do maior filósofo que a história já conheceu e que falava e ensinava questões referentes a existência humana, de forma simples e acessível a todos. Abri o Novo Testamento e deparei-me com essa pérola de filosofia:

"- Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração." E, mais adiante" : " - Não temais, eu venci o mundo."

A cor cinza e a chuva fina da tarde, a lembrança da proclamação da República e os filósofos teóricos não mais me incomodavam. Eu aprendera com o filósofo Jesus Cristo, que os mansos e humildes herdariam a terra e a fonte de toda a existência, Deus, estava no comando.

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 15/11/2024
Código do texto: T8197639
Classificação de conteúdo: seguro