15 NOVEMBRO DE 1889, HÁ O QUE COMEMORAR ? 10h36min.

Exatamente hoje fazem 135 anos da Proclamação da República, em que através de golpe um militar, se “trocou” a monarquia por esta nova modalidade de governo...

Alias, as circunstância do ocorrido, foram de modo inusitado, os que queriam a quaisquer custo “derrubar” a monarquia, precisavam “convencer” uma figura de destaque, no caso o Marechal Deodoro, que por sinal era muito amigo do imperador Dom Pedro II, e neste caso todos os meios justificam os fins, os “revoltosos”, foram procura-lo, lhe dando uma notícia inverídica, dizendo a ele que o Imperador nomearia um novo gabinete, cujo a chefia caberia a Gaspar Silveira Martins, que fora o “escolhido” pela cobiçada viúva de Porto Alegre, em que Deodoro também cortejava o seu amor, porém, a viúva se decidiu pelo primeiro, o que causou muita frustação a Deodoro...

Com esta notícia, ele se decidiu pelo golpe traindo seu amigo de longa data o Imperador, o que se deduz que a nova modalidade de governo não teve um bom começo...

E hoje, estamos completando 135 anos de República, com “avanços” e “tropeços”, mas fazer o quê? A vida continua, e temos que aceitar e conviver.

E os dias atuais? Vivemos sob o jugo dos homens de “capa preta”, mandam e desmandam, pois manda que pode e obedece quem deve.

Os últimos fatos ocorridos em Brasília, parece que dão mais força a eles, pois continua havendo os “golpistas”, que querem derrubar a democracia...

Estão “eufóricos”, pois mesmo que o Congresso vote por anistia ao “golpistas” de 08 de janeiro de 2023, é algo inaceitável, e jamais deve acontecer. É evidente, que aqueles que naquele dia praticam atos de vandalismo, devem sentir o rigor das Leis, mas, ao mesmo tempo há aqueles simplesmente estavam lá, e, foram presos, condenados a pesadas penas, sendo julgados diretamente pelo Supremo, numa anomalia de justiça sem precedentes, pois deveriam passar pela várias Instância, e responderem os processos em liberdade, e, daí sim, teriam o veredito final pelos Senhores juízes do Supremo...

Dias tumultuados estamos evidenciando na Pátria do Cruzeiro, que nos enche de dúvidas e incertezas, o que nos leva a inquirir haverá uma “luz no final do Túnel? E como ela poderá vir? Também estou em dúvida e não sei responder...

Enquanto isto, a cabelereira Débora, continua presa, pois, teve a infeliz ideia de escrever com batom, na estátua da justiça: perdeu mané, aliás a frase nem é sua, mas sim do Ministro Barrozo, mãe de dois filhos menores, em a Lei afirma que deverá responder em liberdade, pois precisa estar presente para cuidar de seus filhos. Um bom feriado.11h15min.

Curitiba, 15 de novembro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 15/11/2024
Reeditado em 15/11/2024
Código do texto: T8197311
Classificação de conteúdo: seguro