O Mundo é dos Nerds

Confesso que esse Post é diferente. Talvez o melhor formato fosse um Wiki, onde outros nerds pudessem contribuir. Um estudo colaborativo e democrático sobre nerds seria uma pérola para se publicar em qualquer lugar. Mas enquanto isso não vem, vou seguir com essa idéia que me persegue por semanas a fio. Quem sabe você coloca suas idéias em comentários e eu posto mais tarde outra vez com a contribuição de todos?

Bom, vamos lá. Esse post surgiu um dia desses, enquanto estava no trânsito e um Vectra insistentemente tentava andar rápido – muito rápido. Como eu estava dirigindo por estatística, andava numa velocidade mediana, nada rápido. E o Vectra, com a sua pressa assustadora, às vezes me passava, andava a uns 100 km/h, chegava a quase bater em alguns carros da frente e era obrigado a enfrentar uma parte mais lenta de trânsito. Estava no meu caminho trabalho-casa e sei todas as pistas e as chances delas andarem mais lento ou mais rápido – é isso que chamo de “dirigir por estatística”. Por exemplo, uma certa rua nesse trecho, 90% das vezes, tranca em seu lado esquerdo, devido a entrada do ônibus. Outra rua anda muito mais rápido na pista da esquerda até certo ponto, devido a conversão à esquerda de alguns carros, e depois muda radicalmente para a pista da direita, pois esta divide-se em duas mais tarde. Pois bem, isso fazia com que eu o passasse calmamente pela pista ao lado. Como isso se repetiu umas 4 vezes, vi o motorista do Vectra ficar extremamente irritado com a minha “petulância” de ultrapassá-lo mesmo andando tão lentamente.

Foi nessa hora que comecei a pensar nas diversas vantages de ser um nerd. Comecei a ficar bastante feliz, mas logo me veio à cabeça as desvantagens que nos seguem. Enfim, esse post apresenta uma lista das vantagens e desvantagens de ser um nerd. Espero que outros nerds consigam se identificar. Agradeço as contribuições de Reggie e de Jack DelaVega.

VANTAGENS:

- Conseguir falar sobre qualquer assunto. Sendo nerd, você lê muito e tem muita facilidade em discutir qualquer tópico que seja. Afinal, nerd tem inteligência acima da média, senão não seria nerd, seria somente esquisito. Apenas um nerd entenderia a conversa entre Neo e o Arquiteto.

- Conseguir dirigir por estatística (vide texto acima).

- Em uma consultoria, você cobra 100 horas de trabalho , faz o trabalho em 10 e vê a cara de feliz do pagante achando que lhe enganou, pois tinha calculado umas 120 horas de trabalho. Todos saem felizes. Num mundo dominado por nerds, as tarefas iriam ser calculadas já com uma folga de 50% para que ninguém enganasse ninguém e pudessem ficar em casa até tarde jogando WoW.

- Não precisar se preocupar com a aparência.

- Saber quem é o lanterna verde e porque ele é o herói mais poderoso do mundo.

- Adorar Lost, ainda que saiba que iria morrer de tédio na ilha, sem um notebook com internet rápida.

- Possuir dialeto próprio. Poucas coisas são mais legais do que conversar com um amigo enquanto todos em volta apenas imaginam o que estamos falando. A língua do P é brincadeira de criança para nerds. Você usa computador direto? Fica no MSN de noite? Joga video-game de vez em quando? Nem vem, pra ser nerd precisa muito mais. Tem que idolatrar Turing e adorar ler sobre linguagens formais. Tem que conseguir multiplicar em base binária, saber o que é um XOR, achar fantástica a arquitetura de um compilador, vibrar ao descobrir um backdoor e saber que com ponteiros não se brinca alcoolizado.

- Não precisar de namorada, afinal para que existe WoW (vai dizer que vcs não sabem o que é).

- Aprender muito mais lendo um livro em casa, por 80 reais, do que em um curso tedioso onde se desembolsaria em torno de mil reais (ou mais). É claro que isso acaba prejudicando ainda mais seu lado social, mas nada se compara a uma boa leitura de Assembly, não?

- Ser retro-sexual e nem estar aí para a moda. Sim, retro-sexual são as pessoas “retrô”, aquelas que não ligam muito para a aparência, mas muito para a essência. Por essa razão acabam sendo meio grosseiras e extintivas. É claro que poucas mulheres valorizam esse tipo, mas nada como ser o ícone de uma tendência.

- Ser sempre lembrado por solucionar problemas rapidamente.

DESVANTAGENS:

- Nerds sofrem muito na adolescência. Enquanto os outros conseguiam as moças facilmente, você só levava carão devido ao seu papo intelectualóide e fora de moda. E quando finalmente conseguia, não sabia o que fazer direito, pois ela não funcionava de forma binária.

- Ser a única pessoa segurando um livro, na beira da praia, no Rosa.

- A inteligência emocional dos nerds só cresce na porrada. Às vezes você precisa se separar de um casamento para deixar de ser um ignorante emocional. Ou, às vezes, precisa virar gerente e aprender na porrada o que nenhum curso poderia explicar.

- Ter a pele tipicamente branca, afinal luz fluorescente não bronzeia.

- Não possuir o dom para jogar papo fora com pessoas que não conhece bem. Por essa razão, fica deslocado em festas da empresa ou em eventos de networking. Sempre que começa o assunto com um estranho, ou fica sem assunto ou acha lamentável estar ali naquele momento, falando aquelas bobagens.

- Ter habilidades limitadas em esportes que não requerem o uso do Joystick.

- Por sempre ser lembrado por solucionar problemas, você sempre tem mais trabalho do que a média das outras pessoas de mesmo cargo.

Vou parando por aqui, para não tornar o post gigante. Aguardo o comentário de todos.

O mundo não é dos NETs. É dos Nerds.

Dr. Zambol

--

Para mais textos da tribo, acesse http://www.tribodomouse.com.br