Emoções natas---BVIW

 

Temos o poder de deixar transparecer nossas emoções como bem quisermos. Se o momento é de raiva, explodir e se manifestar com um grito, é permitido. Medo, tristeza, alegria, nojo, qualquer um desses sentimentos é próprio dos seres humanos e até de animais. A maior arma para enfrentar essas emoções é a sensatez. O certo é ter um momento para pensar antes de tomar uma atitude drástica. Ultimamente esse sentimento - sensatez - está em desuso. Ninguém tem mais aquele controle, aquela contagem até três antes de agir. No trânsito, é comum trocar ofensas. Saber ouvir o outro com paciência, é raro. Ser super sincero, agride!

"Ah, insensatez, o que você fez?". Essa pergunta foi Tom Jobim que usou numa canção, mas serve para nos fazer lembrar que não custa nada respirar fundo antes de tomar uma atitude precipitada. O bom senso cabe em qualquer situação. O senso de humor é um caminho que encontra eco. O auto controle traz de volta a serenidade para quase todas as soluções dos problemas. Ser sensato afinal, é uma característica de pessoas evoluídas que agem com ponderação. Só assim encontraremos o caminho da paz, da compreensão e enfim, da sensatez.

 

Tema: Sensatez

Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 13/11/2024
Reeditado em 13/11/2024
Código do texto: T8195967
Classificação de conteúdo: seguro