Insensatez frugal. BVIW
É trivial a falta de sensatez no país. A falta de sensatez existe tanto no ambiente real como no virtual. Em alguns casos, há uma verdadeira "guerra" ideológica que faz surgir insultos recíprocos e, a produção de uma ambiente tóxico para a incipiente democracia pátria. Existe de tudo, desde campanhas eleitorais pacíficas até embate de torcidas futebolísticas que resultam em mortos e feridos. Aliás, a saúde mental brasileira já denuncia que o ambiente avassalador e violento que só produz prejuízos e, por vezes, traumas irreversíveis. A radicalização política trava o diálogo entre os divergentes e, tudo vira, uma batalha campal absurda e sem a civilidade indispensável. Na seara política a tensão explícita entre o governo federal e o Congresso Nacional e, o embate só afeta os interesses e necessidades do povo brasileiro. Também há tensão entre o Poder Judiciário e o Congresso Nacional pois a declaração de inconstitucionalidade de leis emanadas, ofendem os representantes do povo que acreditam que porque foram eleitos, tudo, absolutamente tudo podem! Não é bem assim... Muitos dos direitos garantidos na Constituição Federal brasileira vigente só se concretizam através do Poder Judiciário, mas não antes de sofrer toda a resistência possível. Portanto, a sensatez é uma essência cada vez mais rara e desejada. Vivenciamos um momento político e histórico muito complexo, mas precisamos lutar contra as ameaças de retrocesso. Canso em ouvir cânticos saudosos do tempo da ditadura militar, chegam até afirmar que nem existia tráfico de drogas. Isso não é verdade. Nenhuma ditadura é boa, seja de qual viés for, a de direita ou de esquerda. Devemos evitar o discurso de ódio, a violência e a intolerância.