MACARRÃO PLURAL

Assistindo a um vídeo de culinária na internet, achei muito interessante o jeito com que a moça narrava sua receita. Enquanto manuseava seus apetrechos, ela ia medindo tudo e explicando o passo a passo. Com sua generosa forma de produzir conteúdo para a rede social, assim ela ia interagindo com seus milhões de seguidores. “Então vamos ao nosso macarrão. Primeiro vamos untar nossa panela, colocar nosso leite, nossa água, nosso pouquinho de sal. Vamos pegar nossa colher de pau e mexer até deixar o macarrão bem espalhado. Enquanto isso, vamos ao nosso molho. Pegamos nosso tomate madurinho, juntamos nossos temperinhos.

“Depois de tudo bem cozido e temperado, ela explicava, colocamos nosso creme de leite, nossa manteiguinha, nossa muçarela. Vamos misturando tudo até deixar nosso molho bem homogêneo. Agora pegamos nosso macarrão, já bem escorrido, e o acrescentamos ao nosso molhinho. Fica uma delícia! Nosso queijo está bem derretido e dá um sabor especial ao nosso macarrão. Agora é só pegar nosso prato e nos servirmos desta nossa massa saborosa! Para acompanhar, abrimos nosso vinho preferido e bom apetite para nós!”

A forma como a moça explicou e finalizou sua receita, não nego, deixou-me com água na boca. Não pelo macarrão em si, mas porque quase acreditei que aquela massa, suculenta e apetitosa, também me pertencesse. Pudera! Tudo era nosso, nosso e nosso, tudo no plural. Como não me sentir fazendo parte na hora de comer, depois de me sentir tão intimamente convidada? Ah, deu vontade de pegar nosso garfo e provar daquele nosso prato gostoso! Agradeço a ela, que nem sei quem é, ou como se chama, essa dica para aquela noite, quando não há nada pronto na geladeira, e a fome bate. Só acho que nossa dileta amiga terá um pequeno problema: o de produzir tanto macarrão que sirva a essa nossa imensa nação brasileira. Eita, dá fome só em lembrar!