Crônica de uma mulher
《Crônica de uma mulher 》
Na doçura da minha sentimentalidade, tento ser de verdade. Posso não agradar a maioria, não tenho tal intenção e nem prepotência. Acontece que alguns preferem nos julgar, é o caminho mais fácil... muitos preferem atalhos... isso explica porque caminham perdidos e distantes, sem conexão alguma. A questão é que por muito tempo quis fazer-me notada, respeitada, compreendida... e me desgatei bastante nessa empreitada. Pensava que por doar-me tanto, não merecia menos. Que ilusão!... eu estava completamente enganada!... cada um oferece o que tem, não se pode exigir nada dos outros, doação tem a ver com espontaneidade do coração e não uma obrig(ação)...até porque, muitos não têm nada a oferecer... não no termo pejorativo, não me interprete mal... não é por serem egoístas (alguns seguem por essa via), mas porque nunca ninguém lhes ofereceram nada, e cresceram aprendendo a se estocar... para nada do que alcançaram para si, às custas de muito sacrifício, pudesse lhes ser retirado. Num imaginário que entende que tudo ao seu redor pode ser altamente ameaçador... cada um de nós possui uma estória diferente, muitas mazelas caminham ainda lado a lado... muitas feridas cicatrizaram mas ainda doem e podem romper a "casca" num descuido qualquer... desconhecemos o passado dos outros, por vezes nem compreendemos o nosso... então, a caminhada se torna árdua e extremamente desafiadora. Entretanto, quando olhamos as pessoas e esforçamo-nos a compreendê-las a partir de suas perspectivas, não há engano algum, fica tudo mais compreensível... nos tornamos mais solidários e menos julga(dores); afinal, quem julga, não sabe nem metade das nossas dores. Que a gente se permita adentrar o uni(verso) das pessoas, ainda que as portas estejam trancadas, porém, de forma subliminar... pelas fendas de um olhar, pelos jeitos e trejeitos que escapam do sujeito... pelas frestas do seu inverso... subindo uma escada chamada empatia... todavia, tem de haver disposição, se não, rapidamente provocará exaustão... por isso grande parte de nós estamos conectados, porém, sem conexão alguma. Sua conexão é de "fibra"?... "entendedores entenderão."