SOCORRO, MOSSORÓ ESTÁ PEGANDO FOGO!

Estive em Mossoró durante o período da Feira do Livro e fiquei perplexo com a falta de árvores frondosas numa terra tão absurdamente quente como nossa querida cidade. E fiquei a me perguntar e com ansiedade de também indagar das autoridades mossoroenses responsáveis pela qualidade de vida do seu povo por que plantaram carnaubeiras ao longo da rua João da Escóssia até o West Shopping? Céus, eles poderiam muito bem ter plantado mangueiras aos montes, entre outras árvores que fazem sombra, e não somente lá porque a cidade parece um forno de padaria! Mas o que vemos? Meu Deus, qual a visão que temos? Vemos somente carnaubeiras secas esparsas, quase mortas, dando à bem cuidada rua asfaltada um aspecto triste e não amenizando em nada, absolutamente nada, o horroroso calor que começa logo ao amanhecer. Carnaubeiras naquele e outros canteiros, isso numa cidade onde o calor atinge as alturas e maltrata seus cidadãos, é algo inacreditavelmente surpreendente. E não me venham com essa estória de que elas são típicas de nossa região e por isso devem ser destaque em nossas ruas. Ora, tenham a santa paciência! Mossoró tem urgente necessidade de ficar arborizada, o povo quer sombras, a cidade está queimando, basta dar uma olhada para compreender isso. Plantem árvores frondosas em todas as ruas, pelo amor de Deus, pensem na população que trafega diariamente para o trabalho, para a escola e para as diversas atividades corriqueiras de um cidade do porte de Mossoró. O que falta para essa providência ser tomada?

A meu ver faltou uma visão mais completa de quem fez o projeto que alongou a João da Escóssia. Decerto acharam que ficaria lindo colocar aquelas carnaubeiras moribundas no canteiros, mas elas, além de terem ficado horríveis, não servem para fazer sombra. Nem enfeitam. Mas isso não é de agora, há muito ficam plantando carnaubeiras que não fazem qualquer sombra em ruas onde o asfalto parece estar pegando fogo o dia inteiro. Afinal de contas, Mossoró é uma das cidades mais quentes do nosso Estado, minha gente. A cidade está tão absolutamente quente, tão insuportavelmente escaldante, que caminhar por suas ruas é um verdadeiro tormento. Ninguém vê isso?

Pelo amor de Deus, vamos plantar milhares de árvores frondosas em Mossoró! O que falta para isso? A quem é preciso apelar para que enchamos essa terra seca de planta nos canteiros, nas calçadas, nos quintais, em todos os recantos onde for necessário. Isso é mais que urgente. Mossoró está pegando fogo! Socorro!!!! Vamos arborizar Mossoró, minha gente, pelo amor de Deus!!!!!!

E o estacionamento do shopping? Essa não!!!! Foi outra barbaridade impensada, tenho certeza. Os carros ficam estacionados, eu diria até que amontoados, sob o intenso e funesto fogo solar, a uma temperatura certamente de mais de quarenta graus, evaporando feito uma chaleira, e aquele local dá a impressão de ser uma grande fogueira. Aliás, que coisa!, Mossoró inteira lembra uma imensa fogueira Pelo amor de Deus, o que está havendo? Quando construíram o shopping ninguém percebeu essa grande necessidade de proteger os automóveis, e por última instância, os seus proprietários, dessa quentura vulcânica que provoca insolação, resfriado e gripe, entre outras enfermidades? Na verdade, ir ao shopping em Mossoró é um exercício de paciência e muita boa vontade. Quem deixar seu carro sob aquela luz solar durante uns poucos minutos, bastam alguns poucos realmente, vai encontrar o interior do seu veículo com uma temperatura beirando os cinqüenta graus. Não, por favor, isso é um despautério! E se isso acontecer no horário do meio dia em diante, aí então é como se estivesse entrando num forno ligado de um fogão a gás. Senhores responsáveis pelo lindo West Shopping Mossoró, senhores lojistas condôminos do local, vocês querem continuar a fazer bons negócios? Dêem seu jeito de cobrir o estacionamento ou encher de centenas de árvores – eu prefiro que sejam árvores - o lugar, sob pena de o povo começar a não ir mais ao shopping durante o dia. Eia, vamos, é hora de plantar e plantar muito em Mossoró. Se não, o fogo toma conta da cidade. Ufa, que calor infernal.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 16/01/2008
Código do texto: T819447
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.