A Escola das Ausências ("Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." — Paulo Freire)

O que acontece quando a escola, em vez de ser um espaço de transformação, se torna uma prisão disfarçada? Quando a sala de aula deixa de ser um local de troca de ideias e passa a ser o lugar onde alunos e professores apenas cumprem uma carga horária, marcando o tempo em silêncio, esperando pela hora de ir embora? Esse é o cenário que tenho vivido, em que a educação, que deveria ser uma janela aberta para o futuro, se fechou em um ciclo de apatia e desinteresse.

Deixo uma pergunta simples no ar: por que o professor vai para a escola? Não falo da resposta convencional, aquela que enche os olhos e dá dignidade ao trabalho, como "para ensinar" ou "para fazer a diferença". Não. Falo da pergunta que me chega todos os dias, não com a curiosidade de quem deseja aprender, mas com um tom de estranhamento, como se minha presença fosse algo incomum, algo surpreendente: "Por que o senhor veio hoje?"

A questão não está na indagação em si, mas no vazio que ela carrega. Na indiferença que, aos poucos, vai corroendo o significado da minha presença e, mais doloroso ainda, o significado da própria educação. Aparentemente, minha ida à escola tornou-se apenas uma formalidade, como o simples ato de abrir a porta pela manhã, sem que se perceba o que há por trás disso. A educação já não é mais vista como algo precioso, mas como uma obrigação sem sentido. E essa indiferença não vem apenas dos alunos, mas também dos colegas de trabalho. Na sala dos professores, as risadas alheias e as piadas sobre quem faltou ou quem vai faltar refletem um desejo silencioso pela ausência do outro. A escola, que deveria ser um espaço de união, tornou-se um lugar de desconexão, onde a ausência de alguém é mais desejada que sua presença constante.

Dizer que isso reflete uma "crise existencial" pode soar exagerado, mas, sinceramente, não vejo outra maneira de descrevê-lo. A crise não é apenas pedagógica, é, acima de tudo, humana. Vivemos em um sistema que, ao tentar ser eficiente e produtivo, esquece que a educação é, antes de mais nada, uma troca, uma convivência, um exercício de humanidade. A cada dia que passa, parece que o esforço de ensinar se perde em um jogo de aparências, onde cada um finge estar no lugar certo, mas, no fundo, todos querem estar em outro lugar. O professor finge ensinar, o aluno finge aprender, e todos esperam apenas que o tempo passe rápido.

A verdade, dolorosa, é que o sistema educacional perdeu o rumo. O compromisso com a educação, com o desenvolvimento do indivíduo, foi substituído por uma rotina fria que não leva a lugar algum. O que deveria ser um espaço de crescimento e reflexão se transformou em uma máquina de marcar presença, onde todos cumprem seus papéis sem sentido, aguardando o momento de escapar.

O pior de tudo é que ninguém parece disposto a mudar. Todos se acostumaram com a inércia, com a apatia. Os alunos, imersos em sua indiferença, não percebem que o tempo que passam na escola é o tempo mais precioso de suas vidas. Os professores, cansados e desiludidos, já não sabem mais como reacender a chama que os fez escolher essa profissão. A escola, que já foi um local de sonho e construção de futuro, se tornou um espaço de conformismo e cansaço.

E assim seguimos. O que posso fazer, senão continuar? Mas, ao escrever estas palavras, não posso deixar de questionar: será que algum dia esse ciclo de desilusão será quebrado? Ou vamos todos, professores e alunos, continuar aceitando que a educação se resuma a um jogo de marcação de pontos, onde ninguém se importa realmente com o que está sendo ensinado ou aprendido? Talvez a resposta esteja em cada um de nós, na nossa capacidade de nos revoltarmos contra a indiferença e o vazio que tomaram conta desse lugar.

Por fim, a única verdade que posso afirmar é: não podemos nos contentar com menos do que o real propósito da educação. Ela precisa voltar a ser um espaço de humanidade, de reflexão e, principalmente, de transformação.

Com base na profunda reflexão do professor sobre sua experiência em sala de aula, proponho as seguintes questões para estimular um debate rico e crítico:

Qual a principal crítica do autor ao sistema educacional atual?

Essa questão direciona os alunos a identificar os pontos centrais da insatisfação do professor com a educação.

Como a falta de engajamento dos alunos e professores afeta a qualidade do ensino e aprendizagem?

A pergunta incentiva os alunos a refletir sobre o impacto da apatia e da indiferença no processo educativo.

Qual a relação entre a educação e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?

Essa questão conecta a experiência individual do professor com questões mais amplas sobre o papel da educação na sociedade.

Quais os desafios para transformar a escola em um espaço mais significativo e motivador para alunos e professores?

A pergunta estimula os alunos a pensar em soluções e propostas para melhorar a educação.

Como a tecnologia e as novas formas de aprendizagem podem contribuir para revitalizar a educação?

Essa questão abre espaço para uma discussão sobre o futuro da educação e o papel das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Observações:

Abordagem interdisciplinar: As questões incentivam os alunos a relacionar os conceitos sociológicos com conhecimentos de outras áreas, como psicologia, filosofia e pedagogia.

Crítica e reflexão: As perguntas estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as informações apresentadas no texto e a construir suas próprias opiniões sobre o tema.

Diálogo e debate: As questões podem ser utilizadas como ponto de partida para debates em sala de aula, promovendo o respeito às diferentes perspectivas e a construção de um conhecimento coletivo.

Ao trabalhar com essas questões, é importante que o professor crie um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos possam expressar suas ideias e opiniões de forma livre e respeitosa. A partir desse debate, é possível construir um projeto coletivo para transformar a escola em um espaço mais humano e significativo para todos.