Qualidade de atendimento

Não precisa de muito pra se sentir bem tratado, e respeitado.

Estava eu, na primeira vez no fórum de Boa Esperança. Tinha ido buscar um processo.

É uma cidade próxima, uma hora de viagem de carro.

Um dia antes, eu havia ligado pra lá e pedi a atendente pra desarquivar um processo, e ela me disse que no outro dia estaria disponível pra fazer carga.

Tudo normal, até aí.

Cheguei ao fórum por volta de 12:30h, estacionei na frente da entrada. Vesti e ajustei o paletó ali mesmo no estacionamento. Por mais incrível que pareça, o advogado sem o terno completo não é bem visto por aqui.

Na portaria, me identifiquei e perguntei onde era o cartório da vara de Família. O vigilante, de poucas palavras , apontou e disse que era a última porta a esquerda.

Caminhei pelo corredor e me deparei com a porta fechada, bati duas vezes e então abri a porta. Ao entrar, tinha outras duas pessoas esperando o atendimento.

Dei boa tarde à todos e disse que estava ali pra buscar um processo.

No mesmo instante, uma moça se levantou, e veio em minha direção.

Olhou nos meus olhos.

Segurou a minha mão, e me chamou pelo nome.

Ouvir meu nome sair de sua boca, foi uma surpresa. Eu tinha certeza que era a primeira vez que a vi.

Ela me disse, que estava me esperando.

Que eu tinha falado com ela ontem ao telefone, e que meu processo já estava separado.

Agradeci pela atenção e pelo atendimento, e fui embora.

Disfarcei , com um sorriso, a vergonha de não lembrar do nome dela, até hoje eu não lembro. Lembro do rosto, mas não do nome.

Acredito que o tratamento atencioso e educado, deveria ser o normal. Infelizmente não é. Já vi várias vezes, os advogados ficarem parados de pé nas janelas de atendimento do cartório, e ninguém vir atender.

E quem nunca foi mal tratado em uma repartição pública?

É muito desagradável, já aconteceu comigo também.

Aquela moça de uma cidade pequena do interior, deu um exemplo de excelência no atendimento ao público.

Quando voltei pra devolver o processo, foi da mesma forma, me atendeu sorrindo e rapidamente.

É desagradável se surpreender com um bom atendimento, o que deveria ser regra, virou exceção.

Não digo que todas as pessoas tenham que pegar na minha mão e saber o meu nome, mas sim tratar todos com atenção e presteza, é o mínimo que se espera.

Na volta, parei numa churrascaria pra almoçar, o churrasqueiro ao me ver disse: -Vou buscar aquela picanha que o Dr gosta.

Ele já me conhece há algum tempo, e já sabe as minhas preferências...

Mas isso é história pra outra hora .

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 09/11/2024
Reeditado em 09/11/2024
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