Qualidade de atendimento
Não precisa de muito pra se sentir bem tratado, e respeitado.
Estava eu, na primeira vez no fórum de Boa Esperança. Tinha ido buscar um processo.
É uma cidade próxima, uma hora de viagem de carro.
Um dia antes, eu havia ligado pra lá e pedi a atendente pra desarquivar um processo, e ela me disse que no outro dia estaria disponível pra fazer carga.
Tudo normal, até aí.
Cheguei ao fórum por volta de 12:30h, estacionei na frente da entrada. Vesti e ajustei o paletó ali mesmo no estacionamento. Por mais incrível que pareça, o advogado sem o terno completo não é bem visto por aqui.
Na portaria, me identifiquei e perguntei onde era o cartório da vara de Família. O vigilante, de poucas palavras , apontou e disse que era a última porta a esquerda.
Caminhei pelo corredor e me deparei com a porta fechada, bati duas vezes e então abri a porta. Ao entrar, tinha outras duas pessoas esperando o atendimento.
Dei boa tarde à todos e disse que estava ali pra buscar um processo.
No mesmo instante, uma moça se levantou, e veio em minha direção.
Olhou nos meus olhos.
Segurou a minha mão, e me chamou pelo nome.
Ouvir meu nome sair de sua boca, foi uma surpresa. Eu tinha certeza que era a primeira vez que a vi.
Ela me disse, que estava me esperando.
Que eu tinha falado com ela ontem ao telefone, e que meu processo já estava separado.
Agradeci pela atenção e pelo atendimento, e fui embora.
Disfarcei , com um sorriso, a vergonha de não lembrar do nome dela, até hoje eu não lembro. Lembro do rosto, mas não do nome.
Acredito que o tratamento atencioso e educado, deveria ser o normal. Infelizmente não é. Já vi várias vezes, os advogados ficarem parados de pé nas janelas de atendimento do cartório, e ninguém vir atender.
E quem nunca foi mal tratado em uma repartição pública?
É muito desagradável, já aconteceu comigo também.
Aquela moça de uma cidade pequena do interior, deu um exemplo de excelência no atendimento ao público.
Quando voltei pra devolver o processo, foi da mesma forma, me atendeu sorrindo e rapidamente.
É desagradável se surpreender com um bom atendimento, o que deveria ser regra, virou exceção.
Não digo que todas as pessoas tenham que pegar na minha mão e saber o meu nome, mas sim tratar todos com atenção e presteza, é o mínimo que se espera.
Na volta, parei numa churrascaria pra almoçar, o churrasqueiro ao me ver disse: -Vou buscar aquela picanha que o Dr gosta.
Ele já me conhece há algum tempo, e já sabe as minhas preferências...
Mas isso é história pra outra hora .