Rio Doce, doces risos
E chega o mês de outubro, trazendo cansaço, alegrias e batalhas travadas no ringue dos meses anteriores.
E logo virá o novembro , trazendo expectativas de boas novas, e conclusão de mais um ano letivo.
E não é diferente para família EEFEN- Servidores da Escola Estadual da Fazenda Eduardo Nogueira.
A luta dos Servidores de uma escola é uma tarefa hercúlea. Organizar, transferir conhecimentos, cuidados com a manutenção, manter um espaço acolhedor para nossos jovens e crianças.
Estando em campo durante todos os meses, em atribuladas tarefas diárias inerentes ao ofício de educar, a turma da EEFEN, ponderando sobre saúde emocional de todos , se unem em importante tarefa.
Organizam uma "vaquinha solidária $$" para arrecadar os recursos necessários para o tradicional passeio anual.Passeio este, que acontece em um propício e aguardado dia não letivo.
Com a contribuição $$ de todos , a arrecadação fica aos cuidados da ATB Gi, que não é dona baratinha, mas guarda o $$ na caixinha.
E chegada a tão esperada data, hora de abrir a caixinha e unir os Servidores para um agradável passeio, com o intuíto de celebrar a vida, comungar alegria e fraternidade.
Foi "lindo de viver", ver os amigos em um dia de glórias, em um recanto paradisíaco às margens do nosso querido rio Doce.
No encontro passeio, nada de falar de habilidades BNCC, ENEM, módulos, metas e DED.
A vibe do momento é descontração e o protagonismo de estar feliz.
Durante o percurso de ida, alguém liga uma caixa de som e começa a cantoria. Esta tarefa fica sempre com a turma do fundão, aqueles mais "barulhentos", e começa a festa.
Os ritmos são variados, teve modão sertanejo,sofrência, MPB, samba, e muita gente desafinada.
Chegando ao nosso destino, somos recepcionados com alegria e mimos pelos anfitriões.
Tal qual, recepcionamos nossos alunos no volta às aulas.
E continua a festa, a cantoria agora se dá em um animado Karaokê 🎤, onde a todos é oferecido a oportunidade de demonstrar seus talentos musicais.
Quesito afinação , a avaliação ficou abaixo da média.
Quesito alegria e participação, a avaliação atingiu 💯.
A sirene soa anunciando o almoço, servido às margens de uma belíssima cachoeira.
Agora, nossas queridas merendeiras, professores , e demais servidores serão servidos com deliciosas iguarias.
Teve banhos de piscina, pescaria no bonito lago, cercado de muitas árvores frutíferas, ornamentais, pássaros e tinha até um belo pavão.
Agora, nossos heróis navegarão pelas àguas do Rio Doce. Um jet-ski com condutor devidamente habilitado nos aguarda para uma aventura radical.
Devidamente equipados com coletes de segurança, alguns estão receosos.
Titubeiam entre participar ou não da aventura.
A dúvida de alguns se resolve quando alguém diz..." vamos lá minha gente, somos corajosos, uma volta em um jet-ski não deve nos assustar. Somos guerreiros, esqueceram?"
Ser um profissional da educação nos tempos atuais vai além de transferir conhecimentos.
Requer coragem para exercer múltiplas tarefas.
Foi maravilhoso ver e perceber a alegria de nossos valentes servidores da EEFEN.
Volta pra casa, nossos heróis estão plenos de alegria e a turma do fundão retoma a cantoria.
No pós-feriado, a EEFEN retoma sua rotina diária.
Os servidores retornaram recarregados.
Recarregados pela energia da natureza.
Recarregados pela doçura do rio Doce,
Recarregados pela doçura de doces risos, de estar em família em um dia de lazer e alegria.
Obrigada família EEFEN pelo acolhimento, foi maravilhoso compartilhar com vocês o viver deste dia incrivelmente lindo e doce.
Graça Araújo.