MISTAGOGO
Francisco de Paula Melo Aguiar
O mundo estava voltado para a eleição dos Estados Unidos da América por ser a maior potência do mundo, assim como os adeptos das religiosidades estão para os ensinamentos originados das mensagens de seus chefes ou sacerdotes condutores, mestres, iniciadores e mentores, a exemplo do papa ou hierofante do catolicismo, que sabe, que sabe tudo e se não sabe, deveria saber que a mola do mundo é o dinheiro que faz a "graça" filosófica, teológica, sociológica, industrial, ideológica, politica, etc, funcionar bem ou mal, já não independe ou não vive sem dinheiro, dólar americano ou não para manter o poder do quero, do posso e do mando da paz e da guerra no mundo da sociedade "civilizada" que não vive sem política e com oposição e com situação, algo análogo ao "Poder, Alegria dos Homens", em outras dimensões na versão do escritor, historiador e político paraibano Marcus Odilon RibeiroCoutinho, in memoriam, egresso da Universidade da Ladeira da Carioca 49, em seu idealismo de homem público que só sabia fazer o bem sem olhar a quem, cuja obra acaba de ser reeditada pela Editora do Senado Federal do Brasil e que vai ser lançada na Paraíba no próximo dia de 20 de novembro de 2024 na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa/PB.
O exemplo fala mais alto do que o discurso seco e/ou vazio da "cola" dos pedreiros que sem eles a arquitetura material das edificações não seriam possível abrigar o(s) mistagogo(s) nos palácios onde residem as lideranças e ai são mantidos por seus fanáticos seguidores de plantão.
É por isto que tem que existir o líder e o liderado, porque aquele que é idealista ao pé da letra, literalmente falando, ex-vi às interpretações da fala de Deus nos textos biblicos, a exemplo da Bíblia Sagrada, onde está escrito em Mateus, 5, 17-19: “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição; Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um iota (menor letra do alfabeto hebraico), um traço da Lei; Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus".
Ressaltamos de que o evangelista não está se referindo a liderança do tipo mistagogo: papa, padre, pastor, pai de santo, sumo sacerdote, etc, das religiosidades em geral não. O mistagogo, por exemplo é o mestre, o iniciador, o mentor e ou um simples catequista de ovelhas sem "pasto" naquilo que acredita e faz.
Os dogmas ou métodos ou metodologias das religiosidades são puras versões de fé requentadas ou interpretações dos textos sagrados de quaisquer religiosidades, segundo o mito condutor do mistagogo da denominação a que pertence, ex-vi os exemplos de padre Cícero do Juazeiro, Frei Damião e do espírita Chico Xavier, in memoriam, tem atualmente mais ovelhas vivas do que mortas, tudo em nome da fé, muito diferente de outros comportamentos não análogos, apenas nascidos da bajulação pelo poder político nacional, estadual e municipal ou seja da ganância de pseudas lideranças em nome de religiosidades sem ovelhas e sem "capim", em nome do dinheiro que lhes alimentam.
Tudo é promessa, discurso como candidatos em campanha política da favela a maior potência do mundo, tudo está em torno de dinheiro que financia tudo para se ter o poder político, religioso, educacional, financeiro e econômico, etc., aí nasce o processo o infracionário e a infração que deita e rola fabricando mendigos abaixo da linha da pobreza no mundo.
E as guerras continuam fazendo suas vítimas ...
E até porque, como mistagogo e/ou não "todos os caminhos estão errados quando você não sabe onde quer chegar", segundo nos informa William Shakespeare (1564-1616).
O papa ou o sumo sacerdote ou patriarca ou líder espiritual de qualquer religião é o "hierofante" supremo entre Deus e seus seguidores de mãos vazias sem dinheiro, programas sociais e cesta básica.