VOCÊ É VEGANO?
Sou onívoro, crendo que a diversidade na alimentação contribui para proporcionar ao organismo os muitos nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas necessários e imprescindíveis à nossa saúde. Por essa razão degusto receitas veganas, vegetarianas, cetogênicas, funcionais e carnívoras.
Entendo perfeitamente as razões apresentadas pelos veganos e dos adeptos dos vegetais, mas os argumentos, a meu ver, não são convincentes o bastante para retirar de minha dieta a carne cotidiana, apesar de caríssima nos tempos que estamos atravessando.
Sem esquecer de enfatizar também a deficiência de vitamina B12 dos que seguem rigidamente os preceitos do veganismo. A carência dessa vitamina importantíssima para a saúde humana implica numa série de problemas capazes de comprometer no mínimo a qualidade de vida. Não sendo devidamente suplementada causará grandes estragos.
Conquanto isso, respeito a escolha dos que para não comer nenhum alimento oriundo dos animais nunca usam nem ao menos o mel de abelha. Já eu, como de tudo inclusive as gostosas receitas e quitutes veganos e as saladas de verduras, além obviamente de um bom filé de frango, de salmão, de porco, de ovinos, de pato, de peru etc e, raramente, de vaca.
Amo manteiga, especialmente a ghee, mas abandonei leite e seus derivados por causa da caseína, que é indigesta e inflamatória. Enfim, certamente é louvável o gesto vegano de evitar o sofrimento dos animais, mas lembro que em determinada passagem de Genesis lemos que os bichinhos, colocando em linguagem simples e coloquial, são para nossa alimentação. Em suma, sou vegano, vegetariano e carnívoro, portanto onívoro.