Um tempo dourado
(Crônicas/Reminiscências)
Eu sempre brinquei, fazendo de bobo o mundo. Mas nunca sonhei nada mal para mim.... oh, não... – Estas são as iniciais da canção que acostei neste escrito. Lá embaixo você vai ver um link, se clicar nele, então ouvirá a música inteira. É uma doçura, gravada há alguns anos, pelo então e acredito, ainda famoso “Ronie Von”. Ela conta um pouco da história de um carinha meio sem rumo. Você vai entender.
Mas, para mim o que ela significa é uma coisa muito sublime. A lembrança de um tempo, que eu não entendia muito bem das coisas da vida, do destino e muito menos das relações dos adultos. Sim, eu tinha uns quatorze anos, por aí. Naquela época, um adolescente nessa idade era bem diferente dos de hoje em dia. Havia muita inocência e uma certa pureza de espírito, sei que sim.
Na rua onde eu morava, havia uma turma de amigos muito bacanas, eram mais chegados ao meu irmão, por conta da própria idade; deveriam ter entre dezessete e vinte anos. Eles o tinham como uma espécie de líder, e até o chamavam de “Coronel”. Todos os dias na nossa casa era uma grande bagunça. Eu não gostava muito, mas tinha que aceitar, por força da hierarquia.
Lembro deles, todos afoitos, iniciando na vida adulta, bebendo “cachaça, run e caipirinha”, sim, por que era o quanto o dinheiro dava pra comprar ... rsrsr... saiam para os lugares de danças e festinhas na casa dos colegas, que chamavam àquilo de “brincadeira”, alguns fumavam..., cigarros mesmo, maconha ainda não rolava por ali, pelo menos que eu soubesse. Depois de um tempo, também andei saindo com eles. Era, realmente, um tempo dourado.
Lá em casa eles faziam uma espécie de “point”. - Enquanto esperavam a turma se formar, ficavam treinando danças... rsrsr... - nunca vi nada mais ridículo, uns com os outros e alguns com cabos de vassouras, como fosse uma garota ... rsrsr... - todos achando que iriam impressionar alguém, imaginação era o que não faltava. O que muito nos agrada é que estão muito bem e ainda vivem a mesma amizade de antes. Salvo os que estão no bico do urubu e outros que já se foram pra eternidade.
Hoje, tentando baixar uma “play list”, me deparei com esta música... - nossa!... fui longe, devo ter ouvido uma dezena de vezes, vi um filme daqueles dias passando por mim; senti uma saudade imensa do meu irmão daquela época, meio maluco, mas, também, muito romântico. Era ele que comprava os discos que estavam em sucesso e por muitas vezes o pegava cantarolando essa canção. Uma de suas favoritas. No que ele pensava? Só Deus sabe.
É isso.
............................
Antônio Souza
(Escritor/Poeta)
https://youtu.be/JGfaCuCnwr0?list=RDJGfaCuCnwr0
Comecei uma brincadeira – Ronie Von