A lógica do jogo não é ganhar e sim perder
Raciocine ou, como dizia o comediante Vagareza, "rãssocina": se a lógica do jogo fosse ganhar, quem iria bancar?
No fundo jogo é ilusão: querer enriquecer sem nada fazer para merecer.
Desculpem as rimas; porém resumindo, jogar é querer ganhar dinheiro a troco de nada.
E na maioria das vezes não dá certo. E quando dá certo e a pessoa enriquece da noite para o dia... é até uma coisa perigosa.
Lembro de uma reportagem do tempo da loteria esportiva: um sujeito do Centro Oeste ficou milionário ao ganhar o grande prêmio. Dois anos depois estava mais pobre do que antes. Torrou tudo comprando casas, automóveis e outros presentes para os amigos e nada para a família. E a família revoltada contra ele.
Outro caso foi no Rio de Janeiro. O sujeito foi conferir na lotérica: seu bilhete havia sido premiado, estava milionário! Correu em casa, pegou a esposa e os filhos e todo mundo saiu pelo mundo para comemorar.
Deixou, porém, o bilhete em casa. O pai dele foi conferir, e o bilhete não era premiado! O infeliz se enganara ao conferir. Provavelmente só um algarismo não conferia.
Como eles não voltassem, naquele tempo não havia celular, em desespero de causa, antes que gastassem todo o dinheiro que tinham e até o que não tinham, o velho convocou o jornal "O Globo" (sic) e deu uma entrevista apelando que a turma voltasse, que era alarme falso.
A reportagem saiu mas puxa, tendo em vista as horas decorridas, será que adiantou?