Caçador de Ticacas
ERA assim que um amigo me chamava: caçador de Ticacas. Dizia abertamente que eu era o cara mais reacionário, conformista e atrasado do mundo. Não sei se ele sabia que nunca caçei Ticacas. Era a maneira dele se referir às minhas "esquisitices". Uma delas era ser totalmente antissocial, não frequentar clubes, solenidades, recepções, conferências e o escambau de eventos sociais. Apontava também a minha alergia às roupas formais, o uso errado dos talheres (pego certos alimentos com as mãos e uso mais a colher de sopa do que garfo e faça), slém do fato de mesmo podendo nunca comprei um automóvel e não sei dirigir, esquecendo o fato que tenho as mãos trêmulas e um braço meio dormente. Também me censura a por não frequentar templos religiosos e não professar uma religião. E tantas outras esquisitices. Esse cara, que já partiu, era um amigo verdadeiro. Tudo que dizia sobre mim era verdade. Continua sendo.
Mas ele reconhecia que foram essas esquisitices que me aproximaram do povo. Passei 30 anos indo e voltando do trabalho a pé, percorrendo todo dia mais de dois quilômetros e parando aqui e acolá para bater papo com o povão. Adorava essas caminhadas e nelas não encontrei nenhuma ricaça. Mas sou mesmo esquisito e chato. William Porto. Inté.