Manual das Assombrações
Quase todo casarão antigo, possue, as suas assombrações, este é o manual das manifestações mais corriqueiras;
1- A Prostituta;
Geralmente um ser, ou alma penada, vá saber, de hábitos passados de ruína pessoal em Vida, sempre em más companias, morreu geralmente assassinada pelo marido ou noivo, namorado, a descrevem como belíssima, em roupas provocantes, semi nua, perturba o sono dos Vivos, e ao acordarem, mesmo esfregando bem os olhos, a continuam vendo a desaparecer em névoa, geralmente, branca, mas, há casos de a verem sendo arrastada para as trevas novamente, toda desgrenhada, em escuridão, e urros horripilantes de almas do Inferno, que como ela, também denegriram-se em suas Existências, por vezes um Anjo impede o observador do fenômeno, de chegar mais perto dela, pois, pode levar um Vivo junto.
2- As crianças sapecas;
Normalmente gêmeas, 3, filhas passadas de ricos, e familias que as mimavam, se divertem entre risadinhas, com brincadeiras torturantes, contra o alvo do ataque, que dorme, mas, as vê, ao acordar, não raro desvia ou evita as olhar diretamente, de tão demoníaca e apavorante a face delas, e seus semblantes, costumam usar roupas de rendas antigas.
3- A mulher de branco com a vela nas mãos;
Geralmente uma Viúva, má, que matou o marido, cometeu Suicídio, ou matou os filhos, aparece nas janelas do casarão, com o pires e a vela nas mãos, com um olhar perdido no horizonte, há ocasiões em que chama os pedestres lá da janela, na frase...
-Vem comigo...!
4- O Velho Sábio;
Geralmente um erudito em Vida, que não obteve sucesso e carreira em nada praticamente, surge para ensinar, e conversar, sempre finaliza reclamando de seu Passado, e dizendo o quanto a Sociedade num geral, não presta, e dela aproveita-se, muito pouca coisa.
5- A Velha;
Senhora que faleceu sozinha, sem ninguém por perto na Mansão, costuma ter um gato no colo, e faz tricô, balança cadeiras, e as move, come, e bebe, como Vivos, dorme, em cadeiras, sendo visível em momentos, conversadeira, ensina simpatias, e quer Amizade, conta sua história de Vida, e, o quanto seus familiares eram desinteressados e frios, ama gatos, cachorros, e outros animais de estimação, os defendendo, e defende as crianças do lar, mas, insiste em atormentar os Vivos, dizendo que a casa é dela.
6- O Mártir;
Geralmente alguém assassinado há muito Tempo no lugar, ou um Suicida, enforcado, ou morto de outra maneira, conta sua História, após ganhar alguma confiança, e houve relatos que comprovaram crimes antes não solucionados.
7- O Sovina;
Costumeiro Velho explorador de peões, sua Alma apegada ao dinheiro pena no lugar, aparece na Casa, e nas Matas aos arredores, e por vezes, é obrigado a dizer onde escondeu o Tesouro, para poder se libertar das correntes do plano físico, e subir.