“BRINCADEIRA DE CRIANÇA QUE O TEMPO TORNOU SEM GRAÇA!”
Havia na minha infância, algumas outras crianças que por algumas atitudes, principalmente quando se referia a dinheiro e seu modo de se comportar em relação a valores, que eram chamadas de: “muquirana”, “mão de vaca”, “pão duro” e logicamente, às vezes com o nome correto , embora não se sabia bem o significado: “avarentos!”(1)
O tempo passou e compreendendo bem o significado real da palavra, foi possível entender e mesmo acreditar, nos dias atuais, não existir mais, indivíduos assim. Ou seja, capazes de guardar dinheiro, em prejuízo de si próprio, quando chegam mesmo a andarem com as piores vestimentas ao ter que gastar algo do seu dinheiro e mexer em suas economias. Não! Não é possível existir indivíduos assim!
Então... “Para Santo Tomás de Aquino, a avareza é um pecado porque se opõe à liberalidade, virtude que modera os desejos e afetos em relação às riquezas!” (Fonte: Google). Ou seja, o acúmulo exagerado de bens, sem seu devido emprego em prol do semelhante ou de alguma causa, constitui sim, uma espécie de vício... Talvez, não seja uma Patologia (2), mas, acredito que se aproxima!
Foi baseado em premissa similar, como por exemplo, do indivíduo acumular bens, sem pensar sequer, em ceder uma só moeda ao semelhante, que WALT DISNEY (3), deve ter se inspirado para criar o personagem de suas histórias em quadrinhos, denominado “TIO PATINHAS!”
Embora a Ciência oficial não reconheça semelhante distúrbio, como doença, é observando muito cuidadosamente àqueles que possuem essa espécie de hábito consigo, para entender que não se trata necessariamente de uma atitude reputada como normal...
Mesmo porque, às vezes, faz tão bem, quando sobra algum dinheiro no fim do mês, para poder se dar ao luxo ou ao prazer de comprar alguma coisa para o seu lazer. Razão pela qual, que ao meu entendimento é quase inacreditável uma pessoa receber uma determinada importância como pagamento , salário ou coisa do tipo e não gastar um só centavo com absolutamente nada, sob a desculpa “que precisa poupar para o futuro!”
Para “completar o quadro”, há anos atrás , houve aqui um determinado Presidente, chamado FERNANDO COLLOR DE MELLO, hoje, Senador da República, que juntamente com alguns “estudiosos” e uma certa Ministra chamada ZÉLIA CARDOSO, etc., para “entornarem o caldo todo” , confiscando o dinheiro da Poupança de todos os brasileiros.
Tudo que um avarento poderia querer para temer guardar alguma coisa em banco! Deixando claro, que deveria sim, “depositar” debaixo do colchão! Aliás, o “paraíso encantado” desses senhores!
Não faltou mais nada para os avarentos, terem como justificativa, guardar todos os proventos e ganhos, dentro de casa! O Governo não tomaria... E dessa forma consolidaria essa forma de atuação! Ou seja, guardar, poupar, ter consigo, jamais desapegar em casa!
Porém, se eu não tivesse conhecido certas pessoas com esse hábito eu não o acreditaria!
Como é possível o indivíduo deixar de comer alguma coisa boa... Deixar de comprar uma vestimenta decente, para guardar até a mais ínfima moeda, sob o pretexto de que quer poupar?! Não isso não...
Ninguém precisa ter a tendência a gastar como algumas pessoas que eu conheço... (começando por mim mesmo) mas guardar tudo a fim de usufruir num futuro próximo que nem sabe se vai alcançar... É ridículo...
Pobre senhor J., guardou durante anos, décadas até, essa nossa desvalorizada moeda embaixo do colchão e após sua morte, quando foram verificar o que seria uma certa fortuna (se outra moeda fosse, por exemplo, dólar, talvez o seria), não havia outra coisa, se não papel sem valor, tudo que juntou não serviu para absolutamente nada! Não usufruiu, não doou para ninguém, não comeu melhor, não bebeu melhor, morreu e não teve o prazer com nada. Pelo menos, no que se refere a ter uma certa alegria ao comprar algum item novo...
O que mais me impressiona, no entanto, nessa história toda no comportamento dessas pessoas que dizem ser “previdentes” e controladas, é justamente o fato de imaginar como são capazes de andar por exemplo, no centro de suas Capitais, como por exemplo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, etc., verem crianças pelas ruas desamparadas, verem moradores de rua à descoberto no frio ou desamparados no calor e não estenderem a mão com nada, desculpando-se que se der algo para alguém pode lhe faltar no futuro! Isso beira a insanidade... a loucura mesmo ou a imbecilidade!
Isso me leva forçosamente a concluir o seguinte: se isso não é doença, assim como afirma a Ciência oficial e os especialistas está muito próximo , pelo menos, de ser no mínimo, classificado, como um GRAVE DISTÚRBIO EMOCIONAL!
=====================================================================================
(1) Avarento significa mesquinho, miserável, sovina, que não é generoso, que não faz caridade. É aquele que é sordidamente apegado ao dinheiro. Avarento é um adjetivo que qualifica aquele indivíduo que tem avareza, ou seja, que tem apego demasiado ao dinheiro, que tem o desejo ardente de acumular riqueza.
(2) Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença.
(3) Walter Elias Disney conhecido como Walt Disney foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company. Wikipédia