A IMPORTÂNCIA DA SAUDADE#JNG

— Distância, por que você existe? Só serve para trazer a separação, um sentimento ruim de tristeza e abandono.

 

A distância, percebendo o momento difícil que a saudade está passando, não se exalta com as críticas recebidas e responde calmamente:

 

— Olha, saudade, entendo perfeitamente o que está acontecendo com você. Sei que muitos reclamam de você, mas tudo isso é força de expressão.

 

A saudade rebate:

 

— Tenho minhas dúvidas sobre isso. Não aguento mais! Ouço pessoas dizendo: "Pensei que fosse morrer de tanta saudade!" e outras: "Pensei que fosse enlouquecer de tanta saudade!" Já ouvi até alguém dizer: "O que os olhos não veem, o coração não sente." Mas e a saudade? Os olhos não veem, mas o coração sente, e sente muito!

 

E continua:

 

— Está vendo? Até mal para o coração eu faço, e ninguém encontra uma explicação para isso. A culpa é toda sua, distância. Você se interpõe entre os corações, afasta sem piedade. Eu chego e levo a culpa de tudo.

 

A distância, com paciência, responde:

 

— Olha, saudade, você está sendo um pouco injusta comigo, porque eu não sou a única culpada por isso.

 

— Mas é claro que é! — insiste a saudade. — É você quem separa, afasta e distancia um coração do outro.

 

— É verdade, tudo o que você disse tem fundamento — admite a distância —, mas o maior culpado é o tempo.

 

O tempo, até então calado, decide falar:

 

— De fato, também tenho minha parcela de culpa. Vamos esclarecer tudo e dividir as responsabilidades. Eu, o tempo, apenas cumpro ordens; é o coração que determina como eu devo agir. Se ele acredita que pode suportar, ele resiste ao tempo.

 

A saudade, confusa, responde:

 

— Não, não é verdade. Já vi um coração muito triste e sofrendo, dizendo: "Agora, só o tempo para me tirar essa saudade que teima em ficar."

 

— É verdade — concorda o tempo —, há circunstâncias em que o coração é senhor do tempo; em outras, um verdadeiro escravo. Mas vamos deixar o coração de lado, pois ele tem suas razões.

 

A distância, embora afaste um do outro, neste momento estava muito próxima da saudade e do tempo, e fala suavemente:

 

— Estamos vendo apenas o lado ruim da situação. Vamos analisar o outro lado.

 

É então que o coração aparece e resolve pôr fim a toda a discussão:

 

— Quantas e quantas vezes nós, os corações, estamos desgastados um com o outro? É nesse momento que precisamos desesperadamente de cada um de vocês. Você, distância, nos afasta; o tempo passa e se une a você. A união de vocês gera a saudade, que nasce muito forte.

 

E continua:

 

— É então que você, saudade, mostra o quanto nós, os corações, precisamos um do outro para sermos felizes. Saiba, saudade, que você não precisa brigar com a distância nem com o tempo. Você é fundamental para os corações; é você quem desperta o desejo do coração de reencontrar o outro que está distante.

 

Compreendendo, a saudade percebe o quanto é importante, e feliz, se cala.

 

Autor: Um Eterno Sonhador.

#JNG