Entre Gestos de Gratidão
Sabe, gratidão é uma palavra que a gente vê por todo lado, parece até moda. Mas só entende mesmo quem vive na pele. Quando comecei a trabalhar na casa de Dona Flora, nem imaginava o quanto ela seria importante pra mim. Era como um anjo, sempre pronta a ajudar. Se eu precisava de dinheiro, lá estava ela, dizendo: 'Mara, isso é só um empréstimo... Deixe que Deus me paga'. Quantas vezes ela abriu mão de descontar o que me emprestou, com um coração que parecia feito só de bondade.
Quando minha filha engravidou, ela foi além. Conseguiu fraldas e até um carrinho pro bebê, sem eu nem pedir duas vezes. Foi como se a alegria dela fosse ver minha família bem, e isso me tocou profundamente.
Mas o tempo passou, e a saúde de Dona Flora começou a falhar. E aquela mulher forte, que sempre cuidou de mim, agora precisava de cuidado. Ah, como eu aprendi o que é gratidão! Quando vi Dona Flora tão frágil, soube que era a minha vez de estar ali, de cuidar dela do jeito que ela cuidou de mim.
Hoje, minha gratidão não está só nas palavras, está nos gestos. Porque a gratidão verdadeira não é um 'obrigado' qualquer — é presença, é ser o apoio quando o outro mais precisa. Dona Flora e eu, somos prova disso. E aprendi que a vida, quando é grata, se completa.
Neila Costa
Natal,30/10/2024
Às 20hs:21min