OPINIÃO NUMERADA II

I - CARICATURA DE EDITORIAL: um vídeo está circulando com a fala e imagens de uma jovem criticando, veementemente, lulle nóvi dêdo por enviar um avião com alimentos e remédios para atender desabrigados no sul do Líbano e Palestina. Mamãe dizia que "não se deve descobrir um santo para cobrir outro", é bem verdade. E é verdade também que o nosso verme apedeuta tenta, desesperadamente, impressionar a comunidade internacional, mostrando um lado "bonzinho" que não funciona quando se trata do povo desta Nação. Ajudar os de fora é uma característica do povo brasileiro. Meus conterrâneos norte-riograndense (particularmente os potiguares, com quem convivo há 58 anos), AMAM ser solidários para com causas além da divisa com a Paraíba ou com o Ceará, mas para o seu irmão nativo ele adora ser cão (do "verbo" satanás). Aliás, vou morrer sem entender essa parte. Enfim, alguém precisa ajudar a quem precisa de ajuda, independentemente da raça, religião, cultura... Se não vejamos esse ensinamento do jovem conhecido como Jesus de Nazaré, quando contou a parábola sobre um "odioso", e "odiado" samaritano que indo de Jerusalém para Jericó, ajudou um homem ferido e caído num "bêiço" de estrada. Dois mil e tantos anos se passaram e ainda pelejamos para entender que "o amor ao próximo não deve ter limites, mesmo quando o outro é considerado um inimigo". Por fim desejo pinçar uma cena do maravilhoso filme "Quo Vadis" (1951), dirigido por Mervyn LeRoy e roteiro escrito por S.N. Behrman, Sonya Levien e John Lee Mahin, todo baseado em um livro de Henryk Sienkiewicz - ambientado na Roma do ano 68 sob Nero. Um homem, por sua estatura e força descomunal, é assediado, pelo arrogante, prepotente e autoritário general romano Marcus Vinícius (Robert Taylor), para ser gladiador, lutar na arena. Aquele tipo de proposta era irrecusável na época, algo como um jogador de um "time de várzea" ser convidado para jogar no Bayern de Munique, na Alemanha. Mas Ursos (Buddy Baer), escravizado e recém- convertido ao cristianismo ainda em seus primeiros anos, responde: "Em minha fé é pecado matar". Creio que isso foi um grande avanço da humanidade, se comparamos com o que está escrito no livro de Êxodo 32: 27-28. Bom, o que quero realmente dizer é: se não puder ajudar saia da frente, não atrapalhe, pois já há gente demais matando no Oriente Médio.

II - BAILE DE MÁSCARAS: a lição que podemos tirar sobre o Halloween é essa comparação, inversa, em relação ao Dia do Natal, quando nos "fantasiamos" de bonzinhos. Já na festa de hoje nós assumimos nossa realidade de maus.

III - BOLA MURCHA: agora me bateu uma dúvida felaputista... Será que esse fracasso do futebol do RN é propositadamente "patrocinado" para dar audiência aos times de Rio e de São Paulo?

IV - TRADUZINDO: o jogador Gustavo Scarpa disse, após River Plate 0X0 Atlético Mineiro, que ficou muito emocionado vendo a quantidade de fogos, com as luzes do Monumental de Núñez apagadas, e aquela multidão gritando no estádio lotado... Meu "bichim", aqui "im nóiz", "nóiz" diz que esse tipo de sensação se chama "medo".

V - NA LATA DO LIXO: os estados do Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, simplesmente baniram o pêtê de seu território. Parabens! Chamou a minha atenção o estado de São Paulo, com 647 municípios, onde apenas 4 prefeitos são do pêtê. O Rio Grande Sem Norte, com 167 municípios, 7 ainda são do pêtê. E segue o Rio Grande Sem Norte.

VI - JUDAS: que curioso, a dupla de "apóstolos" Waldomiro & Santiago está vendendo comprimidos para articulações, para os olhos, diabetes, Ora-pro-nóbis... Ah, e continua vendendo o Cristo também. Seu mix de milagres é mesmo espantoso.

VII - TRÂNSITO: notícia "ótima" para o morador da zona norte de Natal: os transtornos, na ponte de Igapó, terminarão em maio do ano que vem.

VIII - TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA: mas que jogo "peba" foi esse do Botafogo ontem? Eu querendo que o Glorioso, para humilhar os uruguaios, deveria só manter o placar em OX0... Mas passamos! Destaco o melhor jogador do peñarol em campo: o árbitro Piero Maza do Chile.

IX - CAPITANIA HEREDITÁRIA: um leitor, bastante antenado com minhas postagens, ligou para me informar que a deputada eudiane macedo, aquela do projeto que reconhece a banda Grafith como patrimônio cultural e imaterial do RN, está atualmente no pv, e já foi vereadora em Natal por dois mandatos... Disse também que nesta eleição, seu marido concorreu como "fulaninho de eudiane", sendo eleito com 4.692 votos, é mole? Vou repetir: não estamos na bos(...) à toa. Enquanto votarmos por amizade, parentesco, beleza, e outros quesitos medíocres, iremos remar nossa canoa nas areias de nossas belas dunas - e de costas.

X - RICO POBRE: li uma informação sobre "Os 10 estados mais pobres do Brasil - PIB per capita": 1°) MA, 2°) PB, 3°) PI, 4°) CE, 5°) SE, 6°) RN, 7°) AL, 8°) PE, 9°) AP e 10°) BA. No meu enfrentamento há algo errado... O Rio Grande Sem Norte posa de maior produtor de sal do país, exporta frutas para a "Europa, França e Bahia", é produtor de petróleo (já foi o segundo do país), produz trinta e tantos porcento de energia eólica no país (uma noite dessas a nossa gunvernadôra fátima gópi bizarra até ofereceu um jantar num hotel de luxo ps4a convidados daquele setor). É exportador de camarão para vários países, o nosso turismo, segundo números (não confiáveis) do governo, está bombando... Como assim, "estado pobre"? Pra onde, afinal, está indo a nossa riqueza? Ou quem está com a mão imunda sobre a riqueza do estado? De uma coisa tenho certeza: o nativo não participa desse "banquete"... E segue o Rio Grande Sem Norte, Sem Sorte e de Morte.

Chico Potengy

Cidade do Natal, Rio Grande Sem Norte, Sem Sorte e de Morte, Nordeste, 31 de outubro de 2024.🌵

Chico Potengy
Enviado por Chico Potengy em 31/10/2024
Reeditado em 31/10/2024
Código do texto: T8186466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.