O dia que o Halloween invadiu o Brasil
Não é de hoje que o Brasil gosta de importar ideias,novidades,tendências e,de certa forma,imitar o estrangeiro,em especial o lado americano.
E quando chega o mês de Outubro ,não foge a regra. Começam os preparativos para o tal Halloween. Dia das Bruxas. O dia que antecede o Dia dos Finados e considerada uma data muito antiga,do tempo dos celtas ,depois dos colonizadores ingleses e mais tarde,dos americanos colonos,que tinham apenas abóboras ,alhos e afins para saudar seus espíritos do bem e afastar os maus. Junto a isso,muitas superstições,como o gato preto, lendas como o do Jack' Lantern (que usavam para colocar medo nas crianças).
Os EUA é o país onde essa tradição é levada muito a sério,como o Natal. Desde a época da sua colonização e da caça as bruxas. Até baile no dia existe. Escolas, lojas ,departamentos enfeitados e a pedida de "Gostosuras ou Travessuras" ,se a pessoa não quiser pagar uma prenda. As crianças são as que mais aproveitam a data.
Todavia,o que se vê hoje ,é que a data em si,está muito comercial. Lojas e estabelecimentos estão usando para atrair clientes, aumentar as vendas e o espírito verdadeiro da data ,está se perdendo. E junto disso,as pessoas estão acrescentando novos elementos ,misturando com bruxas,fantasmas,fazendo algo como uma CSI, com contorno de corpo com fita amarela no chão e pintura de mãos sangrentas nas janelas. Ou então,as caveiras mexicanas aparecendo junto de zumbis.
A globalização é importante. Ninguém quer ficar uma ilha,nem mesmo um país. Bom para os negócios, para a aprendizagem,socialização ,para uma pegada mais romântica.
Saber que o nosso Brasil gosta de Halloween,se sabe há muito tempo. Mas ,de alguns anos para cá, chegou com mais força,dentro das suas peculiaridades e adaptações. Até porque é um país católico por natureza e uma data pagã como essa, traz à tona ,assuntos reais como Dia de Todos os Santos e Dia de Finados,espiritualidade,reencarnação ,entre outros.
Então,nesse dia ,31 de Outubro,qual será sua fantasia?