HOJE ESTOU COM PREGUIÇA - Por Léa Bougleux
A crônica de hoje versa exatamente pelo que estou a sentir neste momento. Ah... que preguiça de escrever sobre a Preguiça, considerada um dos sete pecados capitais.
Preciso verificar primeiro de que forma e sentido uso este termo. Enxergo bem pejorativo no seu sentido explicito. O preguiçoso tem aversão ao trabalho, vive às custas de mendigar ajuda.
Hoje é comum ouvir e ouço constantemente pessoas e empresas dizendo: estou em buscam mão de obra para empregos formais e ou trabalhos em casas de famílias. No entanto está difícil encontrar pessoas que queiram abraçar o trabalho mesmo com bons salários, assistência medica, cesta básica etc...
O paternalismo sob a forma de assistência social por parte do governo tem contribuído para tal situação. Não sou contra tal ajuda mas tem que ser monitorada e cobrada do favorecido, que terá, por obrigação arranjar um emprego dentro de um determinado prazo. Primeiro porque o trabalho enobrece a pessoa dando-lhe dignidade, ingressando-o na sociedade e segundo, esta pessoa não ficará “mamando nas tetas do governo” eternamente. Ficará feliz e agradecido por ter capacidade de prover o bem de si próprio e de sua família.
O argumento usado pela maioria que recusa um serviço é sempre o mesmo: não posso, senão perco a bolsa família. Mesmo que seja por salário muito maior eles não aceitam o serviço. Então, vejo eu, que esta ajuda está sendo prejudicial. O preguiçoso detesta serviço e o pior fica refém de quem o ajuda. Vemos hoje claramente na política, se é que posso chama-la assim.
Ignorar a responsabilidade e o compromisso não executando- o é característica do preguiçoso. Quem não colocar comida na mesa para a sua família, por não querer trabalhar, não merece comer. A preguiça é uma atitude errada, que leva a ruina.
Esta relação do indolente, preguiçoso, vadio, sua recusa voluntária ao dever do trabalho, a busca pelo pão de cada dia e recusa na busca da virtude é tida como pecado.
O adjetivo “preguiça” pode e é muito usado para caracterizar uma indisposição passageira causada pelo cansaço físico ou doença, não gostar de fazer alguma coisa e dizer estou com preguiça.
Aconteceu comigo quando percebi que fiz errado a crônica de hoje, a minha reação foi mesmo assim: ah! Que preguiça de fazer outra, mas fiz. Então não sou preguiçosa, constatei.