Entre Sem Bater - Olhos Fechados
Os Beatles disseram:
"... viver é fácil com os olhos fechados, sem entender tudo que você vê ..." (1)
Do mesmo modo que com outros artistas da música, as canções dos Beatles(*) vão muito além de uma moda da geração Baby Boomer. Assim sendo, na condição de "Perennial Gen"(1) sinto-me na obrigação de explicar algumas coisas para neófitos e modinhas. Canções em inglês deveriam ser uma base para as crianças aprenderem um idioma, desde a infância. Surpreendentemente, a maioria dos pais não vai entender e os muitos professores vão se posicionar contrários. É provável que não entendam muito as letras das músicas e se recusem a Interpretá-las, gostam de ficar de olhos fechados.
OLHOS FECHADOS
A metáfora olhos fechados aplica-se e teve utilização em vários momentos recentes da nossa história de vida. Seja quando alguém fez uma poesia ou um sábio fez alguma analogia. Entretanto, nos últimos tempos, a expressão saiu do mundo das metáforas e virou uma espécie de muleta intelectual. Muitos coaches enganadores (AVISO: pleonasmo redundante!) até pedem para as pessoas fecharem os olhos, enquanto cometem abusos.
FRASES
Além da música dos Beatles, selecionamos, algumas frases reveladoras do sentido de manter os olhos fechados para viver ilusões.
"Quando os missionários chegaram à África, eles tinham a Bíblia e nós tínhamos a terra. Eles disseram: "Vamos orar". Nós fechamos os olhos. Quando os abrimos, tínhamos a Bíblia e eles tinham a terra." Desmond Tutu
"Nenhuma quantidade de energia tomará o lugar do pensamento. Uma vida extenuante com os olhos fechados é um tipo de insanidade selvagem" Henry Van Dyke
"Então ela continuou sentada com os olhos fechados, e meio que acreditou estar no País das Maravilhas, embora soubesse que bastaria abri-los novamente, e tudo se transformaria em uma realidade tediosa." Lewis Carroll
Fonte: AZ Quotes
Van Dyke e Desmond Tutu eram clérigos, Lewis Carroll era um ficcionista. Desta forma, podemos reconhecer que ao ouvirmos que devemos ficar de olhos fechados, boas coisas não vão acontecer. Com toda a certeza, o mundo mudou e a quantidade de promessas que ouvimos ultrapassou qualquer nível de sanidade. A coisa ficou tão maluca que quando ouvimos a palavra "imagine", fechamos os olhos, irracionalmente.
IMAGINE
Ao ler este título, os ímpios e negacionistas logo dirão: "... mas esta música não é dos Beatles...". Meus meninos, eu sei de quem é, mas é provável que a letra de Imagine seja uma sequência de "Strawberry Fields Forever". Como na estrofe original, viver é fácil se você mantiver os olhos fechados e imaginar que tudo vai dar certo.
VIVER É FÁCIL
Viver é fácil, se não fossem os problemas que nós mesmos procuramos. A cada século, ano ou dia, as pessoas querem sempre algo mais do que podem ter. A inveja(2) ganhou até plataforma e, desta forma, a nossa sociedade vai promovendo a ganância e outros atributos. É, com toda a certeza, a materialização do pensamento sobre o idiota feliz(3), que se apresenta todos os dias na sua timeline.
E, por outro lado, a turma dos olhos fechados não felizes em viverem no seu mundo fácil, tentam nos convencer a ficar junto a eles.
A frase na estrofe de "Strawberry Fields Forever" sugere a existência de uma vida confortável na ignorância, e vivemos esta realidade.
TEMPOS DIFÍCEIS
Em um mundo onde as informações fluem incessantemente e os conflitos são complexos não cabem ilusões. Por isso, fechar os olhos para evitar as dificuldades da realidade é uma estratégia perigosa e insana. Desta forma, se essa atitude se torna um hábito coletivo, torna-se uma forma de manipulação de massas. Em outras palavras, vai se transformar em algo mais profundo, crítico e problemático. Certamente, um aspecto em que a ilusão de que tudo se resolverá "naturalmente". Seja pela força do pensamento positivo, seja pela fé em um futuro sem esforço, fechar os olhos não é a solução. Desse modo, enfraquece a capacidade crítica das pessoas e, em última instância, as torna complacentes e passivas.
A ideia de que basta imaginar um cenário positivo para atraí-lo tem raízes antigas e é, até certo ponto, humanamente natural.
Afinal, quem não quer acreditar que o pensamento positivo pode modificar a realidade e ajuda na vida?
Entretanto, esse conceito vem se expandindo nos últimos tempos de maneira quase exagerada e desproporcional. São atitudes muito além de uma visão esperançosa para algo que ignora os desafios reais. As redes sociais apresentaram a ideia de que “atraímos o que desejamos”. Ou, como se não bastasse, o terrível “somos responsáveis pela energia que colocamos no mundo”.
Em suma, tais discursos paralisantes geram um paradoxo: enquanto se prega o positivismo absoluto, as questões importantes somem da pauta. Essas questões como, por exemplo, a desigualdade, as injustiças ou a crise ambiental, ficam na conta dos pessimistas ou dos que “não têm fé”.
FECHANDO OS OLHOS
Assim, proliferam-se "palavras de ordem" simplistas e soluções rápidas que exigem pouco esforço mental, como se fosse filosofia de vida. No entanto, essas ideias podem embotar o pensamento crítico provocando o fechamento dos olhos para tudo. Ao adotar uma postura onde o mundo é um reflexo direto das nossas opiniões, a reflexão e o questionamento genuíno perdem espaço.
A questão que surge é: Para investigar as razões mais profundas de um problema e solucioná-lo, basta apenas ficar de olhos fechados?
Essa lógica deixa pouco lugar para o diálogo, a autocrítica e a busca de entendimento. Sem perceber, as pessoas se tornam consumidores de opiniões prontas, perdendo a autonomia do próprio pensamento. Além disso, a fé cega de que o pensamento positivo resolverá tudo desviará do foco de atitudes concretas. Problemas complexos exigem, sem dúvida, análise, pesquisa e ação colaborativa, e não simples visualizações mentais e olhos fechados.
A crença ingênua de que “tudo vai dar certo se acreditarmos” cria uma barreira para o envolvimento ativo na resolução de problemas. Por exemplo, no âmbito das mudanças climáticas, o discurso positivo de que “a humanidade vai se adaptar, basta acreditar” é péssimo. Contudo, a visão negacionista de que o problema não existe e que os desígnios divinos cuidarão de tudo é terrível e estéril. Todo este comportamento que só vê o mundo cor-de-rosa é, ao mesmo tempo, confortável, cínico e perigoso.
Ele desvia o indivíduo, inquestionavelmente, da responsabilidade e da urgência da ação. E essa “paz interior” de um otimista, serve como uma desculpa para não enfrentar questões incômodas.
PREGUIÇA MENTAL
Outrossim, uma característica relacionada a esse fechamento de olhos e à reprodução de ideias de segunda mão é a preguiça mental(4). Em vez de buscar entender questões complexas, muitas pessoas preferem consumir respostas prontas e desculpas simplistas. Assim sendo, muitas vezes os influenciadores e coaches repetem chavões motivacionais. O questionamento, o diálogo e o confronto de ideias dão lugar ao compartilhamento e muita repetição. Ao reproduzir pensamentos obtusos e opiniões sem fundamentação, muitos se acomodam, evitando o desafio de pensar.
No fundo, viver de olhos fechados, esperando que o positivismo solucione tudo, revela-se uma postura de resignação e comodismo. Esse comportamento é, em grande parte, a base de um contexto social onde é desconfortável, conformista e indigesto. Ao evitar o confronto com as incertezas e com as ambiguidades da realidade, as pessoas limitam seu entendimento sobre o mundo. Adicionalmente, as pessoas também minam a capacidade de agir sobre ele com obstáculos imaginários.
Percebemos, enfim, que a metáfora de "viver com os olhos fechados é fácil" sugere muito mais do que uma ignorância passiva. Estar de olhos fechados significa se distanciar da realidade e de uma análise crítica honesta, o que leva a pessoa à alienação. Esse desligamento mental nos transforma em reprodutores de ideias alheias, referências do conformismo e passividade.
Desse modo, o convite para abrir os olhos é essencial, como também não aceitar explicações rasas como se fossem verdades. Pois, ao contrário do que prega o discurso fácil do pensamento positivo, o confronto com a realidade e o debate proporciona a evolução.
THE BEATLES
Duas outras frases de músicas dos Beatles são interessantes e podem, eventualmente, se associar ao pensamento deste texto.
"Nothing’s gonna change my world" (Música: Across the universe)
("Nada vai mudar meu mundo")
"He’s as blind as he can be. Just sees what he wants to see" (Música: Nowhere man)
("Ele é tão cego quanto pode ser. Só vê o que quer ver")
As pessoas estão, cada vez mais, vendo somente o que querem ou de olhos fechados para tudo que não gostam.
Viva o mundo de Alice em cada um de nós !
"Amanhã tem mais ...
P. S.
(*) A expressão "olhos fechados" está presente numa estrofe da música "Strawberry Fields Forever". A interpretação da expressão e do título da música nos remete, analogamente, a muitos campos que as pessoas tentam nos levar, enganosamente. Recebi uma frase, após a publicação deste texto, que é a verdadeira pérola da enganação dos olhos fechados. “O estado mental do perdão é um poderoso ímã para atrair o bem.” by Caroline Ponder.
(1) "Entre Sem Bater - The Beatles - Olhos Fechados" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/10/29/entre-sem-bater-the-beatles-olhos-fechados/
(2) "Perennial Gen: A Verdadeira Geração Raiz" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2016/01/31/perennial-gen-a-verdadeira-geracao-raiz/
(3) "Pecados Digitais - A Inveja" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2019/02/14/pecados-digitais-a-inveja/
(4) "Entre Sem Bater - Tati Bernardi - O Idiota Feliz" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/31/entre-sem-bater-tati-bernardi-o-idiota-feliz/
(5) "Entre Sem Bater - Liz Hurley - Preguiça Mental" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/03/10/entre-sem-bater-liz-hurley-preguica-mental/