MAESTRIA

Francisco de Paula Melo Aguiar

O que têm em comum, por exemplos: Einstein (1879-1955), Pelé (1940-2022), Mozart (1756-1791), Thomas Edison (1847-1931), Darwin (1809-1882) e Leonardo da Vinci (1452-1519)?

Como se alcança a excelência naquilo que fazemos, a exemplos dos nomes acima citados e de tantos outros nomes de sucessos de reconhecimento internacional e aqui não citados?

Como são as pessoas ou personalidades bem sucedidas naquilo que sabem fazer e fazer muito bem, por exemplos, entre artistas, cientistas, inventores, educadores, políticos, estrategistas, advogados, médicos, professores, etc?

Assim sendo, pensem nas respostas a serem dadas nas indagações acima.

Ressaltamos de que nada cai pronto do céu, nada haver com sorte e ou com destino.

Em qualquer área do conhecimento humano e profissional tem profissionais bem sucedidos e tem profissionais arrependidos de ter escolhido esta ou aquela profissão.

Tanto é assim que sem perseverança e ou resiliência as conquistas pessoais ficam pelo meio do caminho. Portanto, agir com maestria para se chegar onde se quer chegar é uma construção diária no batente de qualquer profissão e isto deve ser percorrido por qualquer pessoa que quer ter sucesso.

Nada vem de graça, tudo depende da organização pessoal, do desligamento do mundo para dá ênfase aos estudos, aos treinos, aos testes, as práticas, etc., quem vive totalmente desligado do que quer não sabe onde chegar.

A maestria em qualquer atividade depende das horas de dedicação, somente assim se conquista a excelência naquilo que sabe fazer mais que qualquer concorrente, porque com preguiça e falta de dedicação não se chega a lugar algum, porque somos o que sonhamos e lutamos para não ficar só no sonho que quando acordamos ele some como a nossa sombra na escuridão que desaparece totalmente.

Na contemporaneidade é fácil encontrar gente apaixonada por futebol, por redes sociais, por exemplos, não deixa de estudar para se preparar e se dedicar de corpo e alma a sua vocação profissional, preferindo está presente em todo tempo e lugar, sic, a construir suas escolhas profissionais com excelência diante do reconhecimento científico e social do que sabe fazer e fazer com maestria.

O fracasso só vem para aqueles que não sabem gastar dezenas, centenas, milhares , etc., de horas com leituras, teorias e práticas voltadas para o que lhe interessa em qualquer área do saber, e isto só é possível em termos de habilidades e competências se for liberada a paixão interior de cada pessoa. E até porque sem dedicação integral de verdade, o sucesso vai parar em outro endereço, menos no endereço de quem vive nas nuvens de quem pensa que tudo vem no tempo certo sem esforço de quaisquer espécies.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 29/10/2024
Reeditado em 29/10/2024
Código do texto: T8184615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.