UMA DAS INSPIRAÇÕES DO EGRÉGIO NELSON RODRIGUES
Nós que temos o prazer de escrever, seja por hobby, por prazer ou necessidade mesmo, referente aos ossos do ofício, sabemos que um assunto, um tema sempre surge de insight, de uma inspiração inesperada. Nem um sonho nítido pode nos favorecer na hora de escrever uma crônica ou qualquer outro texto. O que sonhamos ficou no mundo onírico. E ninguém consegue por nada no papel e muito menos num computador quando se estiver nos "braços de Morfeu". Pode-se até sonhar, repito, que escrevemos um ótimo trabalho escolar ou uma linda crônica, porém, nunca teremos como comprovar esta afirmação.
Então, para emoldurar este assunto de inspiração, cito um caso que aconteceu com o escritor Inácio de Loyola Brandão, o qual quando ainda era estagiário no Jornal do Brasil, se não me engano, foi surpreendido olhando o famoso Nelson Rodrigues escrevendo uma das suas belas crônicas.
- O que está olhando, garoto? - Perguntou o escritor olhando para o estagiário.
- Estou admirando o senhor escrevendo, pois leio seus textos e gostaria de saber de onde vem tanta inspiração?
- Olhando pela janela - respondeu o cronista - sem parar de datilografar .
- Como assim? - Perguntou o futuro escritor Inácio de Loyola Brandão.
- Olhando,mas tem que saber olhar e depois saber escrever também.
Portanto, cada pessoa tem o seu momento de inspiração, mas tem. E sempre de maneira diferente, é óbvio.