OS MAGOS E O “OUTRO CAMINHO”
OS MAGOS E O “OUTRO CAMINHO”
O Evangelho de S. Mateus, 2:1-12, relata a Manifestação de Jesus a todas as pessoas e a todos os povos, sem distinção de etnia, condição sócio-econômica ou religião. A Igreja comemora esta “vinda de Cristo para todos” no dia em que lembra a Visita dos Magos,homens sábios do Oriente, vindos de longe para adorar o Deus-Menino e trazer-lhes o que tinham de mais precioso: ouro, presente dado aos reis; incenso, que era oferecido a Deus; e mirra, ervas aromáticas para perfumar os vivos e embalsamar o corpo dos mortos.E O adoraram e amaram de todo o coração.
Jesus também recebeu a visita dos pastores de Belém. Teriam eles presentes a ofertar? Não sei. Mas, por certo, trouxeram seu coração e sua fé.
Os Magos foram a Jesus guiados por uma estrela, uma luz, que os guiou até a “Luz do mundo:” Jesus Cristo!
Impressiona-me sobremaneira o final da narrativa, que se encontra em 12:12, segunda parte deste versículo:”...regressaram por outro caminho à sua terra!...”
Quando temos um encontro pessoal e consciente com Cristo, o Redentor, poderemos seguir o mesmo caminho que trilhávamos antes? Poderá a nossa vida ser a mesma?
O encontro com Cristo opera em nós profundas modificações: do rancor e do ódio, para o perdão e amor; do egoísmo e do orgulho, para a solidariedade e humildade;do desespero e da descrença, para a Esperança e a Fé; das palavras rudes e ferinas, para as de mansidão e carinho, decorrentes também do Amor. Enfim, de nosso encontro com Cristo surgem profundas modificações em nossas vidas: passamos a viver em Amor, para com Deus e o próximo; somos felizes nas tristezas, somos fortes; nas provações, temos Esperança; quando rui o mundo ao nosso redor, temos fé, mesmo quando tudo nos leva a desacreditar;sentimos a Força do Amor de Deus quando somos desprezados, traídos, injuriados, machucados pela vida, porque Ele, junto ao Seu Amor, nos dá Sua luz e, muitas vezes, “nos carrega no colo...” Em meio a trevas, avistamos sempre “um novo amanhecer” para Deus!...
Encontrar Cristo, que está à espera de todos nós, significa “seguir outro caminho!...” E em, seguindo este “outro caminho”, transformarmo-nos em estrelas luminosas, que levem outros a encontrar Jesus! Podemos ser “pequenas estrelas”, humildes, limitadas, fracas, mas sempre poderemos ser “luzes!” Deus tem o poder de transformar nossa fraqueza em força! E milhares de “pequenas estrelas” juntas farão uma Grande Luz, de Amor fraternal, Fé e Esperança e Paz!